Força Aérea recebe sexto helicóptero UH-60 Black Hawk

Chegou ontem à noite, dia 21 de fevereiro, pelas 21h05, à Base Aérea N.º 8 (BA8), em Ovar, o sexto helicóptero UH-60 Black Hawk a ser operado pela Força Aérea, após ter sido concluída, em 28 de janeiro, a aceitação provisória da aeronave.
Nas próximas semanas, o helicóptero passará por uma fase de testes até à aceitação final pela Força Aérea.

Este é o segundo UH-60 Black Hawk na versão “Lima” recebido pela Força Aérea para reforçar a Esquadra 551 – “Panteras”. 

As principais alterações em relação à versão “Alpha” prendem-se com novos motores e uma nova gearbox, que permitem aumentar a vida útil operacional do meio aéreo. 


A versão”Lima” apresenta ainda um aumento do peso máximo à descolagem em cerca de 680 quilogramas, maior capacidade de carga suspensa – superior em 450 quilogramas – e melhor desempenho em condições de temperatura e altitude elevadas. Além destas melhorias técnicas, o UH-60L Black Hawk está equipado com radar meteorológico, reforçando a capacidade de voo em qualquer condição meteorológica, estando ainda equipado com um guincho externo, que permitirá realizar missões de busca e salvamento.


Este helicóptero foi transportado num avião KC-390 da Força Aérea, que partiu quinta-feira, 19 de fevereiro, com destino a Huntsville, Alabama, nos Estados Unidos da América (EUA), tendo realizado escalas técnicas na Base Aérea N.º 4, nas Lajes, e em Rhode Island, nos EUA. Hoje, 21 de fevereiro, o KC-390 descolou de Rhode Island com destino à BA8. Nas próximas semanas, o helicóptero passará por uma fase de testes até à aceitação final pela Força Aérea.


O helicóptero UH-60 Black Hawk destina-se a ser operado pela Esquadra 551 – "Panteras", que tem como principal missão o combate aéreo a incêndios rurais e a projeção de forças no terreno, com capacidade para transportar até 12 operacionais.


A chegada deste UH-60L Black Hawk vem reforçar os meios que vão permitir constituir, de forma progressiva, a capacidade própria do Estado para o combate aos incêndios rurais, cuja implementação operacional está prevista iniciar ainda este ano.


Recorde-se que, em 2018, o Governo português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado destinados à missão de combate a incêndios rurais. Neste âmbito, foram celebrados contratos de aquisição de seis UH-60 Black Hawk, maioritariamente financiados com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 


Posteriormente, em setembro de 2024, a Força Aérea celebrou um novo contrato para a aquisição de mais três helicópteros UH-60 Black Hawk, igualmente com grande parte financiado por verbas do PRR, elevando o total da frota para nove meios aéreos.


Mais recentemente foi lançado um novo concurso público para a aquisição de quatro unidades adicionais, com vista à missão de transportes médicos, perspetivando-se que a frota venha a totalizar 13 helicópteros no futuro.



Também estas aeronaves estão a ser adquiridas maioritariamente com financiamento do PRR.

Fonte: Força Aérea Portuguesa
Fotos: Força Aérea Portuguesa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Flying over Porto Santo

Air Dolomiti

Wet Tuifly