EH de surpresa
Estava esta manhã no aeroporto, dia ainda com algum ventro, depois de um par de dias de estrago na operacionalidade de FNC com muitos dos voos divergidos ou cancelados quando, me apercebo da chegada da EMIR, junto com uma ambulância dos Sapadores de Santa Cruz.
Pensei logo em Evacuação Médica a partir do Porto Santo, com o C-295, que seria, sem dúvida "animada"...
Muitas vezes, com estas condições de meteo/vento, este tipo de missão seria efetuado pelo EH-101 mas, como sabemos, este cantinho tem estado algo desguarnecido, nesse aspecto...
Acabei por ser surpreendido, ao reparar que vinha precisamente o EH-101 a entrar na final para a 05...
Ainda pensei que, por motivo das previsões metereológicas neste fim de semana, tinham guarnecido o AM3 com o necessário para que as missões fossem cumpridas com um mínimo de tempo de alerta...ingenuidades...
Num fim de semana em que as tripulações da Força Aérea foram ainda mais sobrecarregadas com a missão de transporte aéreo de emergência médica no continente, um serviço que, de resto foi contratado e pago a privados...
A missão de hoje na Madeira foi mais um exemplo de tudo o que está mal ao nível do País e também da Instituição Força Aérea e por outro lado, mais um grande exemplo que prova o espírito de missão e conjugação de esforços, por parte do pessoal operacional para que a missão não deixe de se cumprir...
Depois de terem sido cumpridas missões de transporte áereo de urgência, esta noite, incluindo uma com o EH do Montijo, um Falcon da Esquadra 504 trouxe, bem cedo, um Comandante de EH para o Porto Santo, por forma a poderem cumprir a missão de resgate de um tripulante do navio mercante “Carlton Trader”, que se encontrava a navegar a 388 milhas náuticas, aproximadamente 719 quilómetros, a sudeste da Ilha de São Miguel e a 144 milhas náuticas, aproximadamente 267 quilómetros, a noroeste da Ilha da Madeira.
Depois de trazer esse tripulante para o aeroporto da Madeira, onde foi recebido pela equipa médica da EMIR e tripulantes da Ambulância dos Sapadores de Santa Cruz, o EH descolou de regresso ao Porto Santo, onde o aparelho da 504 ainda aguardava, para transportar o comandante de regresso ao continente...
Parabéns e obrigado a todos os operacionais envolvidos mas, ao Estado e à Instituição Força Aérea fica a pergunta....até quando é que será viável e possível continuar a esticar a "corda", com o atual grau de pressão e exigência sobre os elementos operacionais que continuam a tentar cumprir o impossível 24 horas por dia, 7 dias por semana???
Na foto, 19609, esta manhã, na final para a pista 05 de FNC/LPMA.
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