EH-101: 10 Anos ao Serviço



Assinalaram-se, na passada quarta-feira, os 10 anos da chegada a Portugal dos primeiros 2 EH-101 Merlin, que se encontram ao serviço da Força Aérea Portuguesa, operados pela Esquadra 751, no Montijo e com destacamentos permanentes na Madeira (AM3 - Porto Santo) e Açores (BA4 - Lajes).

Foram inúmeras as missões que têm sido cumpridas ao longo deste tempo, desde as mais mediáticas missões de salvamento, até às missões de âmbito mais militar.

Confesso que a Esquadra 751 é uma das minhas Esquadras "do coração", não só devido ao tipo de aparelho que operam (sempre fui grande fã de helicópteros) mas, também pelo tipo de missão que desempenham, em especial as desenvolvidas na salvaguarda da vida humana (não fosse o seu lema "Para que outros vivam"). A acrescentar a tudo isso, o facto de desde há muito (já desde o tempo dos Puma) assegurarem um destacamento permanente no nosso arquipélago, com o desempenho de importantes missões SAR e Medevac, além de muitas outras de apoio à Região e seus habitantes.

Fica um grande respeito pelos Homens e Mulheres que operam (e fazem operar) estas máquinas no desempenho de uma missão, muitas vezes difícil e com condições muito longe de serem as ideais.

Sem me alongar muito mais no "paleio", deixo o link para o site oficial da Esquadra 751 (AQUI) e algumas fotos que tenho feito aos aparelhos ao longo destes 10 anos!
Bons Voos!

Incio da operação com o EH-101 no Porto Santo, 1 de Março de 2006, cerca de um ano após a chegada a Portugal. O 19605 foi o primeiro aparelho destacado na Região.

19603 chegando à Madeira, com uma Evacuação Médica:

19605 no Porto Santo (mais deste dia AQUI)

19603 durante uma demo, na baía do Funchal:

Um dos grande momentos da minha "carreira" de planespotter...a possibilidade de voar num EH-101, acompanhando os Rotores de Portugal, entre a Madeira e o Porto Santo...
Mais deste voo, AQUI

Aterragem do 19610 no heliporto do Hospital Central do Funchal, com Evacuação Médica.
Mais deste dia AQUI

19602 chegando ao Aeroporto da Madeira.
Mais deste dia AQUI

Parelha de EH-101 no Porto Santo (AM3), com  o 19605 em primeiro plano:

Formação bem apertadinha, com 3 EH-101, na baia do Funchal, em 2010

Aterragem de um EH-101 na plataforma Saipem 7000, ao largo do Funchal. Mais deste dia AQUI

Infelizmente, foram poucas as vezes que tive oportunidade de fazer umas fotos nocturnas aos EH-101, e das poucas vezes que os fotografei à noite, foi sempre a grande distância...mas, fica o registo de mais uma Evacuaçao Médica, desta feita com o 19610. Mais deste dia AQUI

Par de EH-101's no Aeroporto da Madeira, durante as Comemorações do Dia da Força Aérea 2010, que decorreram na Região

Operação do 19605 para terreno semi-preparado, na costa Norte da Madeira.
Curiosamente acabei por conhecer pessoalmente ambos os pilotos desta missão. Um grande abraço para eles e votos de Bons Voos a ambos!
Mais sobre esta missão AQUI e AQUI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Primeiras noturnas ao KC-390

Base Aérea Monte Real - Livro 50 Anos

Estreia do KC-390