segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Doca do Cavacas

Já andava há imenso tempo para ir fazer umas fotos à Doca do Cavacas, uma pequena zona balnear com um restaurante com o mesmo nome sobranceiro à mesma, que fica abaixo da minha zona.

Normalmente este tipo de fotos tem outro ar se feitas ao nascer do sol mas, no fim-de-semana tem faltado a pachorra de levantar-se cedo e durante a semana, dificilmente dá para fazê-lo...

Hoje, decidi que ia fazer umas fotos com uns filtros ND, apesar de já ser dia...

Vista geral de parte da costa sul, com a Doca do Cavacas em primeiro plano,  seguida da praia Formosa, e o Cabo Girão lá ao fundo.

restaurante





Irá necessitar de umas remodelações antes do próximo Verão... 


Num instante se passaram 45m, até o sol (tímido) aparecer por trás da rocha...

domingo, 29 de janeiro de 2012

Adeus ao Armas

Ontem, o "Armas" ( Volcan de Tijarafe) fez a sua última partida da Madeira para o continente (Portimão).
É o abandono da linha por parte do armador espanhol...uma linha que contribuía em grande medida para amenizar um pouco mais a insularidade madeirense, quer ao nível do transporte de pessoas e viaturas privadas, quer especialmente ao nível do transporte de mercadorias e bens de primeira necessidade que tinham neste meio de transporte uma forma bastante mais expedita e barata de cá chegarem.

É, sem dúvida, uma perda bastante grande para a maioria da população madeirense (não para todos, como é óbvio mas isso, já são outras "estórias"....)
Muito tem sido dito acerca de toda esta situação.
O que é certo é que, numa altura em que o IVA e outros impostos se preparam para subir e muito na região, a saída deste operador das viagens para a Madeira vem encarecer ainda mais o transporte para a região de tantas coisas essenciais.
O que ressalta daqui é certamente a inflexibilidade do Governo Regional em acertar um entendimento com o  operador, relativamente às taxas portuárias.
Esta situação poderá beneficiar alguém mas, certamente que não os madeirenses em geral...

Ficam algumas fotos...



A imagem da semana vai mais uma vez para os navios com um toque extra de photoshop, pouco habitual nas minhas fotos mas que, neste caso, optei por fazer para dar um ar de misto foto/pintura, já que se trata de um momento para a história da Região (e não pelos melhores motivos...)

sábado, 28 de janeiro de 2012

Spanair down....

Looks like Spanair is another airline that didn't manage to survive these terrible times...
Just yesterday, news were refering the high unemployement rates in Spain and this sure makes those numbers quite worse...

EC-GAT, one of the MD-83's taxiing to the runway in Lanzarote (ACE/GCRR)

The only time I flew with Spanair was last year, from Lisbon (LPPT) to Menorca (LEMH) and back.
Despite their MD's and Boeing 717, I flew on a more "regular" A320...

Entering EC-ILH, back to Lisbon, check some more pics HERE

Arriving at Menorca, on board EC-ILH, an A320

EC-IPI, taxiing to the runway, in Lanzarote

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Smokewings

Still no interesting traffic this week (by the way....thank you so much Air Berlin, for only bringing D-ABMC to Madeira when had already removed the Christmas special livery....thanks for nothing...)

So, decided to share a few pics from another place: Évora (LPEV), back from the Portugal Air Show 2009.

That year, the airshow was quite weak but it still had some interesting stuff.
This couple of portuguese aerobatic pilots were one of those things: Smokewings....


RA3420K  amd  RA3466K

These Yak-52 have a fantastic warbird look....

The end of the display...Smokewings indeed...


domingo, 22 de janeiro de 2012

Nova foto da semana: Mein Schiff

Decidi dedicar a foto desta semana à outra vertente do spotting fotográfico que de vez em quando me decido a  fazer: os navios de cruzeiro.

Estando numa ilha que é, felizmente, privilegiada no que toca ao movimento de navios de cruzeiro, gosto de apreciar os navios que quase diariamente passam pelo porto do Funchal, fazendo uma foto ou outra de vez em quando (a paixão será sempre a aviação...).

Já andava há uns tempos para fazer umas fotos ao Mein Schiff já que, apesar de normalmente não ser grande fã de navios de casco azul, neste caso, está com uma pintura bastante interessante.

Há dias, decidi dar um salto à Avenida do Mar, pela altura em que este navio saía da pontinha e, apesar do dia algo escuro, esta pequena réstia de sol de final de tarde ajudou a compor a foto com aquele toquezinho especial que faltava...


A street too much....

Today went finally to the airport to try a shot I was intending to make since I got the 8mm fish-eye.
Around here we only have A330's on Sunday's (one in the morning and another in the afternoon) so, not many tries a week for this...

Anyway, looks like I was a bit too far for my intentions...
Next time I'll try it on the other side of the street, right with my head on the airport's wall / fence...

TAP's CS-TOM arriving from Lisbon.
Departed an hour later to Caracas (CCS)

Um par de nocturnas ao Funchal

Ontem, aproveitei 10 dos meus minutinhos, ao início da noite para um par de fotos nocturnas ao Funchal.

A primeira delas era algo que já queria fazer há algum tempo: fotografar o Forte do Pico (Fortaleza de São João Baptista do Pico) que fica sobranceiro à baixa do Funchal e que está com uma iluminação bastante interessante, especialmente se combinada com o pôr-do-sol...

Se calhar, atrasei-me uns 10 minutos em relação à luz ideal mas, mesmo assim, não ficou muito mau...

Podem ver mais sobre esta fortificação AQUI ou AQUI

Já que estava ali, aproveitei para uma "overview" à baixa do Funchal.
Apesar de ter sido mais interessante com a presença de um dos habituais mega-cruzeiros na pontinha, ainda assim, é uma vista que vale sempre a pena, com a torre da Sé Catedral do Funchal a destacar-se ao centro e a torre do edifício da Câmara Municipal do Funchal, à direita (com as 3 janelas grandes).

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Regresso do C-130 à Madeira...

Hoje estava prevista a vinda de um C-130 da Força Aérea Portuguesa.
Há já imenso tempo que não víamos um passaroco destes por cá (eu seguramente que não via nenhum por cá desde as comemorações da FAP na Madeira, em 2010....)

Com pelo menos um par de Hercules pintados já com o novo esquema cinzento, a esperança de que fosse um dos "novos" era grande mas, acabou por nos saír o 02 na "rifa"...
O rapagão até tem a pintura com um ar bem novinho e limpinho mas, nova por nova, preferia ter a oportunidade de estrear o esquema cinzento....

16802 na final para a pista 05 

Apesar do sol que se fazia sentir no Funchal, em Santa Cruz, o tempo estava bem escuro...

Após descarga de pessoas e material, o taxi para a 05, na partida para o Porto Santo (AM3) 




Ainda durante a manhã voltou à Madeira, para uns treinos de aterragem/descolagem, estando prevista nova passagem pela Madeira à tarde, para recolha de passageiros e material, antes de seguir para o Continente.

Só por curiosidade, hoje foi o primeiro dia que vi uma carrinha da FAP ostentando o habitual sticker amarelo, indicativo da Unidade a que pertence, com a referência ER4 (Estação de Radar nº4 - Pico do Areeiro).

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Leituras: Vários...

Pois é, os mais atentos provavelmente reparam que finalmente já mudei ali do lado direito a leitura actual...

Acabei este fim-de-semana o excelente livro de Ulrich Steinhilper / Peter Osborne "Spitfire on my tail".
Altamente recomendado, afinal de contas, não são muitas as vezes em que temos a oportunidade de ter uma visão da II Guerra Mundial a partir da perspectiva de um comum piloto de caça alemão.
Aliás, muito mais do que isso, o livro é uma autêntica autobiografia de um rapaz comum que, vivendo no campo e não sendo mais que um qualquer alemão, cresceu com as vivências típicas da época, tornando-se um piloto da Luftwaffe.
Dá uma excelente visão da Alemanha e da vida do comum alemão ao longo desses anos, de uma forma que normalmente não se encontra nos livros de história por ser vivida e transmitida de uma forma muito pessoal.

Pelo meio, ainda interrompi a leitura deste livro para dedicar-me ao último do José Rodrigues dos Santos: "O último segredo".
Sendo um fã do escritor, confesso que esta obra desiludiu-me um pouco...
Divido o livro em duas partes claras: A parte em que ele nos apresenta uma "tese" de desmontagem do Novo Testamento e a outra, em que ele (tenta) encaixar isso num romance...
A parte do romance, foi a que me desiludiu claramente...na minha opinião, o pior dele, até hoje...
A parte de "tese", foi extremamente interessante, até porque o tema em si é algo que sempre me suscitou a curiosidade...
Claramente polémico, em especial num país de raízes tão Católicas como o nosso, o que é certo é que ele toca em alguns pontos bastante sensíveis e difíceis de explicar por parte da Igreja...
Sem querer entrar em polémicas, até porque sou defensor que cada um acredita no que quiser, desde que me deixe fazer o mesmo, recomendava que as pessoas lessem o livro e meditassem de espírito aberto sobre as ideias que o mesmo defende...(uma meditação inteligente e lógica...)

Entretanto, o livro que se segue e que comecei apenas hoje, foi-me trazido pela "Mãe Natal" e toca uma vez mais a temática da II Guerra Mundial e do Nazismo: "O Perfeito Nazi", de Martin Davidson, um historiador britânico que explora a vida do seu avó, após a descoberta que o mesmo pertenceu às SS.
Uma vez mais, parece-me interessante, precisamente pelo facto de permitir-me conhecer um pouco mais dos eventos de então, pela perspectiva pessoal de alguém tão comum como eu ou você...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ship passing by...

This weekend's Top news were related with the accident of cruise ship Costa Concordia, in the Italian island of Giglio...
An unfortunate event....still, on a ship with more than 4000 people, things could have been a lot worst (but should have been a lot better, with no accident at all...)

Anyway, curiously, last week, the arrival that another cruise ship made to Madeira had called my attention due to the proximity to the land.
Not usual to see cruise ships passing by so close to the airport....still, some nice pics...


TAP's A320 CS-TNP getting ready to the departure with Saga Pearl II passing by a lot closer than most cruise ships

amother one, with TF-BBE, from Bluebird Cargo
After passing by the airport's terminal, set course further off the coast, heading to Funchal.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Nova foto da semana: Parabéns!

A foto desta semana já foi alvo dessa escolha uma vez mas, desta feita, a selecção é feita em jeito de homenagem a um companheiro destas coisas da "pancada dos aviões", já que é hoje o seu aniversário e o A-7 é sem dúvida uma das suas aeronaves preferidas, se não mesmo A aeronove preferida...

A-7 15504, na porta de armas de LPOV (AM1 - Ovar)
Parabéns Luís!
Até logo ;)

Mais algumas fotos  AQUI

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

27º Aniversário da Esq.504

Falcon 50 17401 no Porto Santo (AM3 / PXO / LPPS)

A Esquadra 504 da Força Aérea Portuguesa, assinalou hoje o seu 27º aniversário.
Poderão ver mais sobre o aniversário, a Esquadra e a sua missão no site da Força Aérea, AQUI

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Último voo

Tinha acabado de sentar-me em frente ao pc para preparar uma pequena entrada, relativa aos Tui's da passada terça-feira, quando tive conhecimento de uma má notícia...

Uma pessoa que era bastante conhecida no meio aeronáutico regional, tinha morrido.
Apenas tinha contactado com ele algumas vezes, uma delas na altura em que quase voei de Chipmunk (que acabaria por não se realizar por condições atmosféricas) mas, sem dúvida que é uma perda que será fortemente sentida não apenas pela família, como por todos os que lidavam com ele todos os dias.

RIP...



Ficam os TUI's para outro dia...afinal, com o movimento que temos tido por cá, não há de haver falta de tempo para publicá-las...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cruzeiros ao nascer do Sol...


Hoje, a manhã estava a nascer tão bonita que, quando me dirigia para o trabalho, aproveitando que ia com tempo, decidi seguir a "rota panorâmica", pela Avenida Sá Carneiro, ao invés de seguir pelos habituais túneis, que cruzam a cidade.

Não fazia ideia se estariam alguns navios de cruzeiro na Pontinha mas, achei que valeria a pena, nem que fosse pelo nascer do sol...

Não só não me arrependi como, vendo que a Pontinha estava composta, com 3 navios de cruzeiro (Boudicca, Thomson Destiny e Aidal Sol) decidi parar para umas quantas fotos rapidinhas, com a Samyang 8mm fish-eye...




Com mais tempo tinha ido ali mais à beira da água para outros ângulos mas, o relógio não parava e era tempo de seguir...

The good old Saab...

Apesar do título em inglês, não se preocupem que desta vez não andarei para aqui a assassinar o idioma de Shakespeare...

As recentes notícias da falência da SAAB lembraram-me de partilhar um par de fotos de duas das antigas glorias deste fabricante, no que toca à indústria aeronáutica.
(Aliás, nas notícias onde pesquisei, apenas encontrei referência à falência das empresas do grupo ligadas à industria automóvel...ou procurei mal ou a parte aeronáutica deverá manter-se...eventualmente quem poderá esclarecer algo mais sobre este assunto será o "tovarich" Pagoda...)

De qualquer forma, o facto de não serem aviões propriamente muito comuns ou habituais pelas nossas bandas,  mais habituados a receber a sucata...errh..indústria aeronáutica de ponta norte-americana, é mais uma razão para a partilha destas fotos de um par de aviões da Força Aérea Sueca (Flygvapnet)

32543 - Saab J-32 E Lansen.
Apesar de ser um avião que já conhecia, nunca tinha visto grandes referências ao mesmo, até porque já é mais antigo.
Ver mais AQUI

37074 - Saab JA37 Viggen.
Substituto do Lansen e velho conhecido, de um vídeo VHS acerca de caças de combate, este velho guerreiro, que foi substituído pelo Grippen, sempre exerceu alguma magia no meu imaginário mercê, precisamente da tal cassete.
Foi um prazer poder estar finalmente junto de uma ave destas, embora as cores desbotadas não fizessem total justiça às minhas memórias dos voos e manobras nos céus nórdicos que a tal cassete mostrava...
Mais info sobre o avião AQUI

sábado, 7 de janeiro de 2012

Nova foto da semana: Ano novo...Top novo...

Com o início do novo ano, decidi substituir a imagem de topo do blog.
Apesar de gostar bastante da anterior, penso que a nova imagem é uma excelente forma de assinalar o início de um novo ano no Planes&Stuff...

Fica a imagem completa, como nova Foto da Semana.
Bom Ano a todos!


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Publicadas: Aviões de Combate....

Dei hoje de caras com um fascículo desta colecção que apresentava precisamente o Alpha-Jet da Força Aérea Portuguesa, com o esquema camuflado.

Nunca mais me tinha lembrado de acompanhar os lançamentos destes fascículos (também nunca mais os tinha visto à venda) mas, veio mesmo a calhar ter encontrado precisamente este, já que era um dos que estava na minha whishlist...

Acabei por ficar surpreendido ao ver publicada, no fascículo em questão, uma das minhas fotos dos Alpha-Jet dos Asas de Portugal por cá...
Sendo uma das que cedi à Força Aérea, que está a colaborar com a editora na edição dos modelos da F.A. Portuguesa, e visto que os créditos lá estão, até nem me importei

(mas, meus caros...o avião está a aterrar na Madeira e não nos Açores....)

15208 aterrando na Madeira (FNC / LPMA) em Agosto de 2008, aquando da vinda dos Asas de Portugal para actuar na baía do Funchal, aquando da Celebração dos 500 Anos desta cidade.



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

2012 First traffic

Got today my first plane pics of the year.

It was something small but new (at least for me...) and with some colors that were rather nice...
Too bad about the dark weather...

OK-SLX, from Silesia Air

Cessna 560XL Citation Excel

Noticeable in the pics some grain...had to use ISO400...
Nice catch.
It was supposed to make just a small technical scale...didn't wait to see.
16701, a C-295 from Portuguese Air Force was also around on its weekly flight but didn't get it....

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Published: Airports of the World

Got another photo published in one the magazines edited by Key Publishing: Aiports of the World (Jan/Feb 2012)

It's my most viewed pic in Airliners.net, despite the backlight, it's not everyday you get to see a Boeing 777 landing at Madeira...

OE-LPA, the T7 from Austrian made some flights back in 2006
Fantastic sight indeed...

New Photo of the Week: From Zurich...

Some time ago, I mentioned that Edelweiss Air was definitely one airline I'd wanted to see around...

Looks like that will come true, as they're announcing on their website flights from Zurich to Madeira as from May, 27th...GREAT!!

Anyway, while I haven't any pics on Edelweiss, choose this rare 767, from Belair that made a flight from that city, back in 2009...

HB-ISE taking off from runway 05 to Zurich
Belair titles are quite rare around here and besides that, this must have been one of the few times (if not the only...) that they brought the 767...