segunda-feira, 30 de junho de 2014

Foto da Semana: CS-TGV

O portal de notícias NewsAvia publicou recentemente uma notícia, dando conta que o CS-TGV, A310 da Sata International estava já parado há quase duas semanas no Canadá, supostamente por avaria (ver AQUI)
Por mais carinho que tenhamos com estes aviões, convenhamos que já estará na altura da Sata procurar uma alternativa...embora neste momento o próprio futuro da Sata Internacional pareça estar à espera de uma definição de rumo a seguir...
Deixando de lado as considerações sobre um futuro que urge decidir por quem de direito, ficam um registos deste aparelho, começando por uma das minhas fotos preferidas deste avião, ainda com as cores utilizadas em 2005, numa altura em que a minha prática do spotting fotográfico de aviação não tinha muito tempo.

Com o esquema de pintura seguinte, fazendo o push-back para a pista 05 do Aeroporto da Madeira.
E um último registo do CS-TGV, na sua casa mãe, Ponta Delgada, juntamente com uma amostra da restante frota Sata que se preparava para iniciar os voos do dia...

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Primeiro A321 da Condor

Voltando às fotos que ficaram em stand-by nos últimos tempos, ficam um par de fotos do primeiro A321 da Condor que fotografei, o D-AIAD, já com nova pintura e sharklets

Taxiando para a 05, num dia de forte pendor alemão (uma quinta à tarde) com os 737 da Air Berlin, D-ABME , com pintura One World e o D-ABKP, além do F-GZHI da Transavia France


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Com a França no coração...

Por hoje fica apenas um registo do G-EZFA chegando de Lisboa, pela 05 no mesmo dia em que apanhei o Transaero... (ver AQUI)
Na falta das outras pinturas especiais que a Easyjet tarde em trazer cá, este sempre tem um ligeiro toque de interesse, ostentando o mapa de França no nariz e a legenda "La France au Coeur"


terça-feira, 24 de junho de 2014

Salvando vidas...



Há tempos defini esta foto como minha imagem de capa no FB, como demonstração de apoio ao trabalho da Força Aérea, em especial da Esquadra 751 (e também da 502) no salvamento de vidas por todo o país mas, de uma forma muito especial, nas águas da Madeira.

Na altura serviu igualmente como um (fraco...) protesto contra os cortes e limitações a que sujeitam cada vez mais as diversas Instituições do país e neste caso específico a Força Aérea, a cortes cegos e completamente descabidos que a coberto de cortes "nas gorduras" deixam tantos desperdícios e benefícios intocados e cortam nas despesas realmente importantes.

Esta temática assumiu um destaque dramático este fim de semana com a notícia de que um homem teria falecido nos Açores, por falta de Evacuação por parte da Força Aérea...precisamente devido ao facto do Helicóptero EH-101 destacado naquele arquipélago estar a efectuar uma missão de Evacuação em alto-mar....nos mares da Madeira, já que o EH-101 actualmente destacado no AM3 - Porto Santo, encontra-se sem comandante....

Pensei em escrever algo em defesa dos Homens e Mulheres que trabalham todos os dias "Para que outros vivam... ", trabalham com cada vez mais limitações e dificuldades impostas pelos tais cortes cegos definidos por políticas e governantes, até porque a imagem que se tentará passar cá para fora é a de que a FAP não cumpriu a missão, com os principais culpados destas políticas a sacudir a água do capote...

De qualquer forma, em vez disso vou transcrever um texto que me parece bastante esclarecedor, por parte da AOFA:
"Dada a sua extraordinária gravidade e por forma a que todos os Portugueses estejam verdadeiramente informados, a AOFA apela a que esta notícia, bem como o esclarecimento seguinte, sejam partilhados pelo maior número possível de pessoas.

Homem ferido morreu na ilha S. Jorge à espera de meios aéreos para ser transferido

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=A%E7ores%3A+Grupo+Central&Concelho=Velas&Option=Interior&content_id=3985790&page=-1

Segundo as informações de que dispomos esta situação que levou à morte deste concidadão tem directamente a ver com a falta de Pilotos Comandantes de EH-101 na Força Aérea Portuguesa. No sistema SAR nacional deveríamos ter 1 tripulação de EH e 1 de C295 em Porto Santo; 2 tripulações de EH e 1 de C295 nas Lajes e 1 tripulação de EH e 1 de C295 no Montijo; Temos 1 tripulação de EH (sem comandante o que é o mesmo que não estar lá) e 1 de C295 em Porto Santo; 2 tripulações de EH (só um comandante o que é o mesmo que estar lá apenas uma tripulação) e 1 de C295 nas Lajes e 1 tripulação de EH e 1 de C295 no Montijo. Na altura em que, infelizmente, teria sido necessário, o único Piloto Comandante de EH-101 existente nas Lajes tinha saído para uma outra missão de Busca e Salvamento na Madeira (onde não existe qualquer Comandante). Relembrando palavras do Ministro da Defesa há semanas atrás a gestão dos Recursos Humanos cabe ao CEMFA. Consequentemente, PALAVRAS NOSSAS, a culpa desta e de outras situações trágicas nunca será das políticas desastrosas que têm sido seguidas e que fazem com que a Força Aérea Portuguesa esteja reduzida à exiguidade de Recursos Humanos e Materiais que é absolutamente evidente, mas sim a quem gere os Recursos."

Deixo igualmente o esclarecimento emitido pelas Relações Públicas da Força Aérea, relativamente à situação referida:
"Comunicado de Imprensa

23 de junho de 2014

Esclarecimento sobre Evacuação Médica a um paciente de S. Jorge para S. Miguel


Relativamente às noticias que foram tornadas públicas sobre uma Evacuação Médica de um paciente de S. Jorge para S. Miguel que faleceu por alegadamente não existirem meios aéreos disponíveis, a Força Aérea informa que:

Foi solicitada à Base Aérea Nº4, nas Lajes, em 21 de junho de 2014 às 20H31, hora local, pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, uma evacuação aérea da Ilha de São Jorge para Ponta Delgada.

Dado que a previsão para aterragem em São Jorge ocorreria depois do pôr-do-sol, a evacuação teria de ser realizada por helicóptero EH-101 Merlin destacado na Base das Lajes, uma vez que a aeronave de asa fixa C-295 não opera naquele aeródromo no período noturno. Todavia, o helicóptero EH-101 Merlin encontrava-se a cumprir uma evacuação sanitária de um tripulante de um navio localizado a cerca de 980 Km da Ilha Terceira, estando por isso indisponível.

Assim, no quadro da coordenação desta missão, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores sugeriu que a evacuação fosse realizada a partir da Ilha do Pico, aeródromo que reúne as condições de segurança para operação noturna por aviões, opção considerada válida pela Força Aérea do ponto de vista operacional. Quando a aeronave estava pronta para descolar, foi recebida a informação que o paciente tinha falecido e por isso foi cancelada a missão.

A Força Aérea lamenta profundamente o desfecho da situação em apreço, consciente, no entanto, que colocou, como sempre, todos os seus recursos disponíveis ao dispor da segurança e bem-estar das populações."

Fica um forte abraço da minha parte a todos os que trabalham todos os dias para que vidas sejam salvas, tarefa que assume particular importância no que toca à Força Aérea, nas ilhas e mar da nossa Zona Económica...

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Transaero back for the Summer

A couple of weeks ago, we had the return of Transaero summer flights, from Moscow-Vnukovo.
It's quite a long flight to be made in B738....

EI-EDZ landing on runway 05

 Arriving to the stand, with a colorfull apron
A Monarch A321, Jetairfly's OO-JLO and Transavia France F-GZHN
 The return flight started with one of the longer take-off runs I ever seen (probaby the longer...) ...
With some tail wind and fully loaded (at least with fuel) for the long flight back to Moscow-Vnukovo, the rotate was iniciated after the old runway 24 treshold....

Seeing the Ponta de S.Lourenço in the back, like that is usual in runway 23 landings, definitely not in runway 05 take-offs....

quinta-feira, 19 de junho de 2014

First flight from Katowice


Last Tuesday, Madeira received the first flight from Katowice, Poland. Was also the first LOT flight to Madeira and was carried through by a Canjet B738 (which was also the first time around here...)

C-FYQN landing on runway 05 after a fighter like approach...(was funny noticing later the crew observing the final approach and landing of a TAP which was much more steady and straightforward)

 The plane was received by the water canons of the Madeira Airport Fire Department...

 ...and the passengers were received with flower and mini bottles of Madeira Wine.
(not, it wasn't raining, it's just the water from the "bath" in the apron ;)  )

Crew and ground staff pic for later memory
 The return flight was made empty...we took the time to wait for its departure, thinking it could be a nice and early take off..... it wasn't....


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Bizjets

It's not everyday we get to have a Falcon 7X at Madeira...
Yesterday didn't manage to get its arrival and today couldn't get the departure also so, decided to go in the morning for a few shots of the bizjets in the apron.

VQ-BSN parked at the apron, with Easyjet's A319 G-EZFW landing on runway 05, from Lisbon.

CS-TFQ, a Learjet 45 from OMNI also parked at the apron with the extra of the fire truck test, in the back.

The 3 smallies of the morning. The couple of bizjets together with CS-AYT, the Dornier 228 from Aerovip that was waiting for the return flight to Porto Santo. 

G-EZFW entering the stand...was there so, might as well take the shot.

sábado, 14 de junho de 2014

Nova foto da semana: Descolagem verde-rubra!

Ontem dei um salto ao aeroporto com o objectivo de fazer umas fotos ao Transaero, que regressou aos voos Moscovo-Madeira de Verão a semana passada.
Apesar da descolagem feita pelo 737 russo, os meus registos favoritos do dia acabaram por ter as cores nacionais, com a descolagem do A319 da TAP, CS-TTF, de regresso a Lisboa.
Apesar de não ligar muito a futebol, ficam igualmente os desejos de uma boa "descolagem" à Selecção Nacional, que inicia esta semana a competição no Mundial de futebol do Brasil, frente à Alemanha.


Entretanto, ficam uns registos da sua chegada, mais cedo e mais um par de fotos da descolagem...


Mais um par de fotos da descolagem, com o terminal ao fundo e o beacon por baixo da fuselagem a dar um arzinho da sua graça...

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Hapag-Lloyd Kreuzfahrten

Continuando nas inúmeras fotos que tenho ali em arquivo para ver e tratar, hoje lembrei-me destas fotos do D-AHLK com a mais recente pintura Hapag-Lloyd Kreuzfahrten que apanhei no dia do arco-íris (ver AQUI)
Foi finalmente o primeiro dia consegui fotografar esta pintura...
Aterrando na 05, chegando de Basel, um voo que a Tuifly começou a realizar após a falência da companhia Suiça "Hello"
Já tinha saudades de fazer uma foto com este enquadramento...com a minha 50-500 "limitada" aos 100-500, aproveitei de boa vontade para testar uma Sigma 50-150 2.8 de um companheiro destas andanças...
Apesar de não ser o tipo de lente ideal para o spotting que gosto de fazer, mercê da sua distância focal limitada, revelou-se ser uma lente muito boa, com uma focagem muito rápida e boa qualidade, apesar do tempo algo invernoso.

smoke on!

Nesta altura, o arco-íris já marcava presença nos céus de LPMA, ainda o D-ABME da Air Berlin e com pintura One World estava na placa.

terça-feira, 10 de junho de 2014

O Sata Belga...

Para os que já tinham saudades de ver um A320 da Sata pela Madeira, fica umas fotos do passado dia 22 de Maio, que regista o regresso do CS-TKP da Sata à Madeira....desta feita, num voo da Thomas Cook Belgium, de Bruxelas...

Na final para a 05, uma foto que apanhou um momento curioso em que o jacto do motor direito ganha um tom alaranjado e o fumo atrás quase parece sair do motor...
Estava com esperanças que tivessem sido aplicado outros títulos ao avião durante o período em que este está ao serviço da Thomas Cook Belgium criando uma pintura híbrida mas, parece que se manteve a pintura original... (se bem que a pintura do TKP não é propriamente a original Sata, já que aquele tom pérola sujo às manchas sempre foi algo de inédito entre a frota da Sata....)

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Yet another scimitar....

The TUI group has started fitting the new scimitar winglets on its planes and already some of its planes from Thomson and Tuifly (at least) are to be seen with these.

It's still not usual enough for me to overlook it so, here's another one: G-TAWD, from Thomsonfly, landing at Madeira's runway 05.
When I saw another B737 from Thomsonfly on final to runway 05, wasn't even going to photograph it but then noticing the scimitars, just had the time for a couple of shots just as it was landing...


domingo, 8 de junho de 2014

Foto da semana: Bingo! O Windavia da White

Inicialmente tinha pensado que poderia conseguir uma boa foto da semana com a Edelweiss mas, acabou por ser a Windavia a proporcionar-me uma das minhas fotos preferidas de ontem à descolagem para Paris, via Nantes.
Descolagem da 23, com o A321 D-ABCA da Air Berlin a finalizar o seu push-back.
E uns registos da chegada do A320 (SP-ADK) da Bingo Airways que, como referi no título, tem efectuado os voos White, com as cores Windavia.


sexta-feira, 6 de junho de 2014

O dia mais longo....

O dia D foi há precisamente 70 anos.
Fica um registo de um C-47 (42-100558) presente em Le Bourget, com a pintura alusiva ao dia D, nomeadamente as riscas alvi-negras que foram pintadas nos aparelhos aliados para serem devidamente identificados aquando das operações no dia do desembarque (e dias posteriores...)

Infelizmente, fico com a ideia que pouco se aprendeu, ou que pelo menos, o que se aprendeu já começa a ser esquecido novamente, apesar dos bonitos discursos que sempre são feitos nestas alturas...

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Jet....2 approaches, 1 landing....

Last monday morning, it was a bit windy at Madeira airport.
Anyway, all the planes but G-GDFR from Jet2 landed with no trouble...

On final to runway 05, problems handling with the wind were obvious....
 It was already over runway 05 treshold that it made a go-around...


 ....beeing directed to FUSUL, by ATC.
They managed to land on second atempt.



segunda-feira, 2 de junho de 2014

Photo of the Week: Under the Rainbow

Last Thursday went to the airport to get some of the afternoon traffic, specially Condor's A321 with Sharklets and new livery (which I still had no pics) and the landing of Volotea (the landing of this one was also a first for me...)

The weather was a bit dark and with some light rain shower wich was a bit crappy but then, this beautifull rainbow opened just over the airport...it was really beautifull and it lasted quite a long time, somethimes stronger, somethings fainter...

Air Berlin's B738 D-ABME with the One World livery take-off, with an amazing rainbow

The landing of Volotea's B717 EI-FBJ, "crossing" the rainbow

The landing of TAP's A320 CS-TMW with the rainbow a little bit weaker

Also a first...the first time I photographed White's CS-TRO landing (until then only had made a couple of night-shots of it, parked for the night)

An overview of FNC/LPMA (Madeira International airport) with all of the above planes and a plus: Tuifly's B738 D-AHLK with the new Hapag-Lloyd Kreuzfahrten livery which I also hadn't photographed before...(arrived from Basel)