sexta-feira, 31 de maio de 2013

Foto da Semana: As coisas importantes...

Depois de uma semana sem muito tempo e acima de tudo vontade para colocar algumas fotos,
especialmente neste dia, nada melhor que eleger esta foto como foto da semana.

A minha pequena spotter acha muito mais piada aos navios de cruzeiro que por cá passam mas, ninguém consegue ficar indiferente ao velho G.91 Tiger....



terça-feira, 21 de maio de 2013

Outros tipos, outras cores...

Apesar de ainda ter uma série de fotos deste mês para publicar, decidi dedicar a foto da semana às memórias de outros tempos.
2004 não foi assim há tanto tempo mas, foi o primeiro ano em que comecei a dedicar-me ao plane spotting fotográfico mais a sério e, se calhar influenciado pela recente publicação do livro acerca da TAP Air Portugal, cá ficam algumas memórias, do tempo em que ainda havia A310 na TAP, as cores eram outras e o handling também ostentava as cores e sigla da TAP, ao contrário da actual GroundForce...

CS-TEI fazendo o push-back
Tenho quase a certeza que aquele tractor de push-back também já está reformado....

segunda-feira, 13 de maio de 2013

New Photo of the Week: A few ones...

Saturday afternoons are now very nice at Madeira Aiport with some traffic well worth catching.

It's allways nice to have a full and colorfull apron to fill you framings :)
Last Saturday, oposite to Funchal, the weather was quite awfull and only the fact that I had to spend some time around made me stay there for some pics.


This one was taken while one of the few rays of sun hit the airport, that afternoon, with Norwegian B737 LN-NOI taxiing to its parking with a German "task force" on the back:
D-AHHC, Hamburg Airways A320 making a Sata flight from/to Jersey.
D-ABKS and D-ABMO, from Air Berlin and A321 D-AIDN from Lufthansa

domingo, 12 de maio de 2013

The first Enter Air

...of the year.
For me, last Thursday was the day I got the first Enter Air of the year.
It had arrived positioned the previous day and departed early in the morning to CDG (Paris - Charles de Gaulle)Took a couple of pics from behind the airport while it was preparing to depart...

getting the push-back ready...
 and then, with runway 23 in use, I decided to go to the airport's terminal balcony.
Unfortunately it requested a runway 05 departure and was cleared to take-off before I went up...
So, decided to try something different ...



sábado, 11 de maio de 2013

WheelTug by Germania

Never had noticed that Germania is related with the electric taxi and push-back systems.
Only found out this when googling about WheelTug, found in the stickers of this A319 from the german airline.

Interesting...
Check HERE

Anyaway, this was a flight from Toulouse, arriving at runway 23
reverses on
D-ASTY taxiing to the apron trough "Charlie"
On the return flight, push-back was made by good old towing....
runway 23 take-offs allways nice....

sexta-feira, 10 de maio de 2013

C-295 10.000 Horas

Ontem, foi activada a mais recente unidade da Força Aérea Portuguesa.
A ER4 (Estação de Radar nº4), o que acabou por motivar a presença na Madeira de uma aeronave que era aguardada pelos spotters cá do sítio há já algum tempo....

Motivo?
O "01" (16701) é o C-295 que  ostenta a pintura especial que assinala as 10.000 horas de voo da frota C-295 em Portugal, um feito assinalável, especialmente tendo em conta o pouco tempo de operação em Portugal e as limitações que cada vez mais a Força Aérea, a exemplo de outros sectores, sofre para desempenhar a sua missão no dia-a-dia.

Não deixa de ser importante salientar que muitas dessas 10.000 horas (que agora já serão ainda mais, desde a data em que este marco foi assinalado - 5 de Dezembro 2012) foram voadas no decorrer de missões de forte empenho na defesa da vida humana, quer sejam em missões SAR (busca e salmamento) quer no desempenho de Evacuações Médicas, especialmente importantes entre nós e nos Açores, lugares onde assumem carácter essencial de sobrevivência para muitas pessoas.
Um obrigado a todos!


Além do lettering agora padrão nos C-295 "Força Aérea Portuguesa", o símbolo dos elefantes


A traseira concentra o maior número de elementos comemorativos, em mais um excelente trabalho idealizado pelo Miguel Amaral que consegue, de forma sóbria e adequada ao tempos actuais, um resultado pleno de significado.

Saída para o Porto Santo

Poderão saber mais sobre as 10.000 horas de voo do C-295 AQUI

Poderão igualmente saber mais sobre a Esquadra 502, que opera o C-295 AQUI

Já agora, a notícia da activação da ER4 AQUI

terça-feira, 7 de maio de 2013

Egypt at Madeira

Actually....Egypt by Thomas Cook, at Madeira...

Another of monday's special liveries was this nice B757, from Thomas Cook, arriving from Glasgow

G-TCBB entering the apron by taxiway Charlie, after landing on runway 23



segunda-feira, 6 de maio de 2013

Prague Loves You

Today, we had a few special liveries at Madeira.

Travel Service alone brought a couple of "Prague Airport" special liveries among its 3 flights(737 in the morning and A320 in the afternoon)
.
In the morning we got OK-TVX (former OE-LNR, from Lauda Air and Austrian).




Taking off from runway 23, to Marseille

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Austrian retro

Finally we got at Madeira, after some years of wait, Autrian's plane with the retro livery: OE-LBP

Not the best time of the day nor the best weather but, it's checked.
Now lets hope I'll managed to get it a few times more some some better pics...


landing on runway 05, arriving from Vienna


Right before the the Austrian, there was another first for me...
Small Planet
It's been coming for a couple of weeks but, it was my first pics of it....


SP-HAD
 And right after, another moment you don't get everyday...
A US Cessna 750 Citation X (unsual around here), from Avangard Aviation was quite in a hurry to depart...
The passenger bus wasn't still there and it was already receiving the taxi clearance...

After a quite fast taxi (for a stop at holding point...as Austrian was landing), it entered runway 05 and got its nose into departure direction for take off...
Unfortunatelly, for the pilots, the ATC didn't authorized that and made him backtrack to line up on runway 05's treshold...
He should have been quite pissed, by the way he made the turn and fast backtrack to line up as ordered...