sábado, 23 de março de 2013

Nova foto da Semana: CS-TOJ

Curiosamente, o CS-TOJ é um avião do qual não tenho muitas fotos...mas, decididamente esta semana, a foto da semana é-lhe dedicada:


Uma foto já de 2010, com este aparelho a descolar da 05 para Caracas:
Podem ver o resto da sequência AQUI

quinta-feira, 14 de março de 2013

Tuifly specials

Last Tuesday, from the 4 Tuifly flights of the day, 2 were carried through with special livery planes.
That, with the oportunity to get a Germania and an Air Berlin/Niki A319 (rare for me) were more than enough for a morning of spotting...
(Pics 1200pxl)

First, this week's Photo of the Week:

It was a nice morning with some nice pics but, I guess this one had the right amount of sky and mountains, just like the livery of the plane...

Anyway, for the rest of Tuifly pics...
With runway 23 in use, D-AHFR entering the apron, on taxiway "Charlie"

The other special livery was already on  the stand....
D-ATUD
The 2 bears of the day :)

After a while...D-AHFR pushing back

Meanwhile, the take-off of another Tuifly bird, the regular D-AHFW

I guess it was the first time I noticed that church over there...
Gaula's church, I guess....
 The push back for D-ATUD 

...and the take-off, for D-AHFR with Madeira mountains on the back...

The take-off from the "Gold Haribo" was also a nice one...



quarta-feira, 13 de março de 2013

C-130: 70501 Horas

Hoje tivemos por cá um movimento há muito esperado pelos spotters da Região:
O C-130 16806, com a pintura especial, que assinala as 70.501 horas de voo da frota C-130, operada pela Esquadra 501 da Força Aérea Portuguesa.


Já tínhamos tido por cá o 16806 algumas vezes com o novo esquema de pintura (ver AQUI) mas, tanto quanto sabemos, foi a primeira vez que por cá andou, depois de lhe ser aplicada  a referida marca.

Com o vento pouco definido, aterrou na 23


A paragem foi rápida, saindo de seguida para o Porto Santo

Partida para o Porto Santo, pela pista 05.
À tarde voltaria à Madeira mas, com a meteorologia bastante mudada, teria de regressar ao Porto Santo, devido à falta de visibilidade em LPMA (tal como 3 outros voos civis, TAP, Easyjet e um Monarch, que divergiu para Canárias).
Posteriormente, com a melhoria das condições atmosféricas, voltou à Madeira, antes do regresso ao Continente.
 Poderá ler mais acerca da frota C-130 e do marco que representam as 70.501 horas de voo, na página da Força Aérea, AQUI





quinta-feira, 7 de março de 2013

O A310 que até parecia um Antonov...

A falta de idas ao aeroporto, aliado aos dias ventosos que se têm feito sentir, conjuntamente com o recente tail strike de um A310 da Sata (ver AQUI) fizeram-me recuperar esta entrada que ainda se encontrava nos rascunhos, à espera de publicação...

Da última vez que estive em Ponta Delgada, não deixou de me chamar à atenção o facto de por vezes (....) as descolagens/aterragens serem feitas tendo mais em conta a direcção da origem/destino do avião, do que propriamente tendo em consideração o vento...

A descolagem deste A310 (CS-TGV) da Sata, foi um grande exemplo disso...

Placa de PDL, logo de manhã cedo...Satalândia, sem dúvida...
O CS-TGV efectuando push-back para sair em direcção ao Continente (Lisboa ou Porto...já não me recordo..)
O vento soprava forte, para utilização da pista 30 mas, como a cabeceira da 12 fica logo ali à saída da placa e essa era a pista com saída directa em direcção ao Continente...lá foi ele....
passagem na corrida de descolagem pela manga de vento, onde é bem visível a direcção e intensidade do vento...
Seria caso para um leigo dizer que o vento até empurra o avião (e se calhar até empurra...mas, não para cima....)
Confesso que a descolagem acabou por recordar-me aquelas famosas descolagens dos aviões russos, em que "comem" a pista toda e levantam com uma razão de subida muito "relaxada"....

terça-feira, 5 de março de 2013

Igreja do Colégio

Há já algum tempo que andava para fazer umas fotos na Igreja do Colégio, uma das mais emblemáticas do Funchal e mesmo da restante ilha.

Deixando de lado a minha opinião acerca do que deveriam ser este tipo de templos, relativamente à sua construção, decoração e ostentação, este é sem dúvida um local que, do ponto de vista artístico e arquitectónico, merece constar no roteiro dos que nos visitam.

Acabei por não me demorar muito tempo, pelo que fiz apenas pouco mais do que um par de fotos que já tinha idealizado previamente, com a Samyang 8mm fish-eye e um tripé, de modo a efectuar múltiplos registos que me permitissem, posteriormente, criar fotos com a técnica HDR (fotos 1200pxl)

Perspectiva da entrada:

Tecto:


Uma das "capelas" (não sei se será este o nome...)

Outros motivos chamaram-me à atenção, pelo que qualquer dia devo voltar lá, com outra lente, para experimentar outras figuras.

Entretanto, podem conhecer mais sobre este templo, do Sec.XVII, que foi recentemente restaurado, na sua página:

http://www.igrejadocolegio.com/

Um motivo extra para visitar este local, surgiu recentemente, com a abertura da sua torre sineira ao público. Podem encontrar mais informações na página da Igreja.