quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Panning the Antonov and the TAP

Yesterday we had, for the first time in long time, an Antonov 26 cargo plane.
(The only other time I can remember we had one of these around here was back in 2005, check HERE)

Schedulled to 20:00h (8 p.m.) it got delayed about 30 minutes, making us loose the good light...
And then, like if it wasn't enough late, it misunderstood the ATC indications and instead of making a straight in entry to the runway 05 circuit it went to the VOR, delaying even more and delaying also a couple of other planes on aproach to the VOR...

Anyway, with very litle light, I had to rise the ISO to 400 (800 would be too grainy in my camera) and make a  panning of 1/64...
YL-RAJ

The next one to land was TAP's A320 CS-TNJ, here also with a panning of 1/40 (and ISO400)
Overview of LPMA after the arrival of the number 2 and 3 traffic, in approach , a couple of A320 from TAP and SATA





segunda-feira, 27 de agosto de 2012

The red tail...

No, not talking about the WWII movie (quite crappy, even for an aviation fan...)


This morning was checking out traffic to Madeira airport (LPMA/FNC) when I noticed that the Air Méditerranée of the morning was an Airbus A321 that I had photographed last July and still hadn't processed: one with the red tail, F-GYAQ


Taking off from runway 05 ( digg a little tractor spotting, in the mix?lol)


Managed to get it on the afternoon, on its 2nd flight of the day but that's stuff for another entry....

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pérolas em Lisboa - LPPT

Ainda em ritmo de férias, está custando voltar a colocar as publicações do blog em modo regular, apesar de tudo, cá fica mais uma pequena entrada relativa a um par de movimentos que tive oportunidade de apanhar recentemente na capital (Lisboa, LIS/LPPT/)

Para muitos não serão nada de especial mas, o TAAG, com as suas belas cores (e o facto de ser um 777, 300 ainda por cima...) era algo que já me vinha a escapar desde os tempos do 747, uma vez que por diversas passagens em Lisboa tinha oportunidade de vê-los às distância e normalmente com toda a aparelhagem do handling em volta, sem grandes hipóteses de obter fotos limpas...

Desta vez e apesar do vidro do terminal e de alguma distância, apanhei-o menos mal, precisamente na altura em que fazia o push-back...


D2-TEH, o mais recente dos 777 da TAAG e um dos 2 aparelhos da versão 300

à sua frente ainda outro extra...um Jumbo que, apesar de ser um completo frigorífico, continua a ser um belo avião de se ver e muito raro em frente às minhas lentes...
Suponho que seja o TF-ATX da Air Atlanta Icelandic que, curiosamente é da mesma companhia, cor e modelo que o único 747 que já esteve na Madeira (TF-ABA)

Já quase a embarcar, vejo a outra pérola que, é mais uma vez algo que não será nada de especial para muitos mas, foi, tanto quanto me lembro, o primeiro aparelho da United que fotografo...N12109, um 757 recebido em Janeiro do ano passado por esta companhia


sábado, 18 de agosto de 2012

Nova foto da semana: Nascer do Sol

Uma das vantagens de acordar a meio da noite (ou antes disso...) é a possibilidade de presenciar o nascer do sol, a partir de lá de cima...
Com certeza que a vista do "escritório" lá à frente seria muito mais interessante mas, cá de trás também valia bem a pena o adiar do sono por mais algum tempo...

CS-TNK

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Top at Jetphotos

Back to a more regular internet presence, just in time to see a pic of mine getting to the TOP, at Jetphotos (currently in #2):

Fish-eye view on Sata's Q400 CS-TRD moments after take off, from Ponta Delgada, in the Azorean island of S.Miguel




terça-feira, 7 de agosto de 2012

Perder ou ganhar é desporto...

Dizia-me hoje a minha filha que perder ou ganhar é desporto... :)

Curiosamente, a última vez que estive em Paris (e única, até agora...) esta era uma das cidades candidatas à realização dos Jogos Olímpicos que agora de disputam...em Londres...

Uma foto da semana, para variar aos aviões...


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Thomas Cook Egypt at Madeira

Was after this one for a long time...
Last year, during summer we had one of the Egyptians Thomas Cook, but I wasn't around...

This time it was right on schedulle for a few pics on the departure to Glascow, after a morning in the beach...
The light was quite hard but regarding plane spotting photography you can't really choose, have to photograph when they come...

G-TCBB, B755 linning up on runway 05

A campaign made after the events (revolution) in Egypt, in order to relauch that country as a touristic destination...


domingo, 5 de agosto de 2012

A.R.A. Liberdad

Esta semana, o DN Madeira noticiou que teríamos por cá, a a partir do dia 6 a fragata Argentina, A.R.A.Liberdad...
Seria uma coisa interessante para fazer umas fotos, quer pela raridade, quer pelo facto de estar aberta ao público (ver AQUI)

Devem ter apanhado ventos favoráveis, já que hoje, ao final da tarde, reparei que estava a chegar ao Funchal, com um fantástico sol de final de tarde...
Entre ir a casa buscar a máquina e fazer umas fotos, o sol já se tinha ido mas...fica o registo...



Parece que por esta noite, fica ao largo...

sábado, 4 de agosto de 2012

TAP's CS-TTQ

A couple of shot's of TAP A319 CS-TTQ "Agostinho da Silva" landing on Madeira's runway 05



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pequenotes...

E porque os pequenotes também são aviões, a foto desta semana vai dedicada aos aviões do Aeroclube da Madeira.
Num aeroporto como o nosso em que além destes "inquilinos da casa" practicamente não temos grande variedade (ou quantidade) deste tipo de aviação, não deixa de ser interessante uma vista mais próxima aos mesmos...
Fica um abraço e agradecimento ao Filipe ;)

Cockpit do Tobago CS-DCH (Socata TB-10)
Tem uma visibilidade fantástica, especialmente se vista pelos olhos da Samyang 8mm fish-eye



Com o JB no banco de trás a mandar uns "tiros" ao cockpit :)
Aos cantos, o CS-DPA, Hawker 900XP da Madjet e o CS-TRB, Q200 da Sata

O cockpit do outro passaroco do Aeroclube, o CS-AIC, um Piper PA-28-180 Cherokee C

A frota completa...