quinta-feira, 28 de junho de 2012

60º Aniversário da Força Aérea Portuguesa

A Força Aérea Portuguesa celebra este ano os seus 60 Anos como ramo independente das Forças Armadas Portuguesas.

Deixo alguma informação* acerca das celebrações e eventos que irão decorrer:


As Comemorações Oficiais do 60º Aniversário da Força Aérea irão decorrer na Base Aérea Nº6, no Montijo, nos próximos dias 1 e 2 de julho. No primeiro dia das comemorações, entre as 10H00 e as 17H00, a população poderá visitar exposições estáticas de aeronaves, exposições de equipamentos e material utilizado para vários tipos de missões, assim como assistir a demonstrações cinotécnicas e de capacidades operacionais. No dia seguinte, pelas 10H00, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em São Domingos de Benfica, será celebrada uma Missa de Ação de Graças e Sufrágio pelo Militares e Civis da Força Aérea, e a partir das 15H00, na BA6, irá decorrer uma cerimónia com desfile militar, ao qual a população está igualmente convidada a assistir. Mas as comemorações dos 60 anos da Força Aérea não terminam aqui. As Bases Aéreas em Sintra, Monte Real, Beja e Lajes, irão abrir as suas portas nos dias 29 de junho, 8 de julho, 29 de julho e 5 de Agosto, respectivamente, com muitas exposições e atividades.
*Comunicado de Imprensa da Força Aérea Portuguesa

Pena que a Madeira parece não ter nenhum evento a assinalar esta data...

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Air Finland files for Bankruptcy

Unfortunatelly looks like there's another airline that didn't manage to survive these times...

Air Finland wasn't exactly an usual airline here at Madeira but on last years they've made some flights during Winter Season.

My favorite shot at them was taken at Porto Santo, still wearing the old colors...

OH-AFK landing at Porto Santo (PXO/LPPS) runway 36 in a flight for another company (don't remember if it was NEOS or Livingstone...)

Another great surprise was in the day they brought this 757 (OH-AFL) with Allegiant Air colors

But the airline's latest livery was also very nice, here with OH-AFJ landing on Madeira's runway 23 (LPMA/FNC)

terça-feira, 26 de junho de 2012

C-212 Aviocar: Manutenção

Estava a ler o livro relativo ao serviço do Aviocar na FAP (ver AQUI), nomeadamente a parte relativa às Esquadras de Manutenção, quando me lembrei que tinha um par de fotos que valeria a pena partilhar, em jeito de homenagem ao pessoal destas Esquadras, sendo um bom motivo para Foto da Semana...

Não era todos os dias que havia oportunidade para fotografar estes aspectos do Aviocar...

Foi a primeira e única vez que tive oportunidade de ver o nariz  do velho Aviocar aberto.
Como nisto de Aviação Militar, acabamos por nunca saber muito bem o que é considerado classificado, por mais banal que nos pareça, nunca tinha publicado esta mas, tendo em conta que o C-212 já foi retirado de serviço...se algum dia houve restrições em relação à publicação disto, de certeza que já não haverá...

16505 em testes de motor, após uma intervenção no mesmo.
Foi igualmente a primeira vez que tive oportunidade de ver um motor destes a trabalhar sem spinner...


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Reabertura do Museu do Ar: 29 Julho



O Museu do Ar reabrirá portas ao público no próximo dia 29 de Julho, com ainda mais e melhores motivos para uma visita.

Deixo o link para o excelente Blog do Carlos Guerreiro, que tem uma excelente entrada relativa a esta reabertura e ao Museu: ver AQUI

domingo, 24 de junho de 2012

Jetphotos speeds up and a TOP

Looks like the Jetphotos screener made some speeding up on last days..
A lot of Madeira photos have been acepted, including 4 of mine, I had on queue...

These 4 pics are (for me) nice entries because they all have a little bit of a diferent touch from my usual pics

This one, of course, deserves the first mention as it managed to get (currently) to #3 no TOP pics of Last 24H, in Jetphotos.
TAP's A330 CS-TOI  taking off to Caracas (CCS)
A diferent overview that shows the relation that Madeirean, as islanders, have with planes and the airport

The cockpit of Portuguese Air Force C-130 16806.
It was the first time we had a Grey C-130 around here, the first time I was in a C-130 cockpit and the first time I took a cockpit pic with my fish-eye...


Some would call it a picture Rui Sousa style.. ;P
Always enjoyed this kind of pics (hads an extra to a stoped plane...) also, the extra is essencially on the fact that Air Berlin's A319 aren't that comon here (specially with 2 emergency doors over the wings...)
D-ABGJ with a an A320 on the back

Not much rain this winter so, the water from the welcome bath to the return of Germania is a nice oportunity for some water reflections of a plane (TAP's CS-TTR)
The Airliner.net guys didn't saw it as a good motive and thoug the plane was too high on the frame...


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Medic 36


Last Wednesday went to the airport hoping to get some pics of the new plane that's now making the daily cargo flights Lisbon-Madeira-Lisbon.
Unfortunatelly, looks like those guys aren't too keen on schedulles...

Anyway, the morning wasn't a waste, still got the oportunity get a couple of Portuguese Air Force C-295's, from Sqn.502...
The first one (16710) is the one based at Porto Santo, on AM3 and made a quick flight to Madeira with a Medevac, from that island as Medic36


Landed on runway 23

The ambulance arrival to get the evacuated person to the Hospital, at Funchal


This one is ready to be quickly converted to VIMAR (survaillance) 

Quite noticeable the Sqn.502 patch on the F/O shoulder

Returning to AM3 with a short take-off from runway 23 and, passing by quite high....
(some low-level on the runway would be nice...hehe)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Publicadas: Mais Alto 397

A revista da Força Aérea "Mais Alto" parece estar, como habitualmente, bastante interessante, com uma série de artigos sobre aviões de Patrulha Marítima, o G.91, B-26 e entre outros, o Real Thaw 2012.

O artigo acerca do P-3C/Cup + Orion mereceu-me particular atenção, já que inclui uma das minhas fotos, de um P-3P no Porto Santo (PXO/LPPS/AM3):

14805 descolando da pista 36 do Porto Santo


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Canyoning at Madeira

Have you met Madeira?

Are you a canyoning fan? Even if you're not, definitely worths to have a look...


sábado, 16 de junho de 2012

New Photo of the Week: Home colors (and a few more)

It was quite a while since I last went for some afternoon spotting.
Didn't stay as long as I had planned but still it was enough to get some of the most importante afternoon landings...
D-AICF, one of the 3 Condors of the day...
(and still no retro colors around here....Come on Condor! Where's D-AICA?)

It was only when I was processing the pics, in the computer , that I noticed that this Air Méditerranée was in fact an Hermes Airlines B735

A close-up on home colors for this Photo of the Week (CS-TTM a TAP A319)

Time to get these ones before Condor get them out of the company

D-ABOE just moments from of touching down on 05 with a nice wingflex

F-GZHC, from Transavia France, arriving from Paris-Orly (via Porto)

Allways nice to see a colorfull apron, despite the sun trying to leave..
On the apron yet another A320 that I didn't get on the landing: Air Berlin's (Belair) HB-IOW, wich had arrived from Zurich


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Publicadas: C212 Aviocar ao Serviço de Portugal desde 1974



Recebi ontem o livro "C212 Aviocar ao Serviço de Portugal desde 1974", obra que assinala e percorre a carreira de 37 anos do Aviocar ao serviço da Força Aérea Portuguesa.

Era uma obra que aguardava há já algum tempo, por 2 motivos...

O primeiro, já referi algumas vezes, é o de que o Aviocar, que começou a prestar serviço operacional na Madeira, sensivelmente na altura em que nasci ocupa um lugar muito especial na minha paixão pela aviação...
Morando perto do aeroporto, a paixão pelos aviões despertou cedo e o "avião da tropa", com aquele som característico do Aviocar exercia um fascínio especial, até porque a Madeira não costumava ser passagem de tráfego militar...

Cresci a ver o Aviocar a desempenhar a sua missão na Madeira ao longo dos anos, primeiro baseado ali ao lado, no Aeroporto da Madeira e depois já mais esporadicamente, aquando da mudança do Destacamento para a ilha vizinha de Porto Santo.

Tive oportunidade de estar presente aquando da entrega de testemunho, no AM3, do Aviocar ao seu substituto, o C-295 (ver AQUI)



Posteriormente, por razões operacionais, o Aviocar ainda regressaria ao AM3, no Porto Santo, assegurando durante mais algum tempo as missões neste arquipélago, o que me levou a ter a oportunidade de efectuar um dos últimos voos que o Aviocar efectuou nos céus da Região...(ver AQUI)



Por tudo isto, o velhinho C-212 é um aparelho que sempre teve um cantinho muito especial no meu coração e na paixão pelos aviões...

O outro motivo que me levou a aguardar com alguma expectativa a chegada do livro era o facto de ter colaborado com algumas fotos para o livro.

Tendo o Aviocar o significado que tem para mim, o facto de estas mesmas fotos (mesmo que apenas 2 fotos, impressas em tamanho grande, a 2 páginas, cada uma) marcarem presença no livro que assinala o final dos 37 Anos de Actividade Operacional do 212 é sem dúvida um motivo de enorme orgulho para mim e também uma lembrança de que muito tempo (e muita coisa) passou desde a altura em que pequenino, corria para a rua para ver o "avião da tropa" na final para 06 de LPFU, com o seu barulho característico, que tanto o distinguia dos outros props que utilizavam o aeroporto da Madeira...


Uma das fotos publicadas, Medevac dupla, efectuada pelo 16505, do Porto Santo para a Madeira
Ver mais AQUI
A outra foto publicada, o 16504 a regressar ao Porto Santo, em dia de fortes ventos cruzados, após uma Medevac para a Madeira.
A sequência da aterragem AQUI

Deixo finalmente o link para muitas das fotos do C-212 que tenho tirado ao longo dos anos....AQUI

Fica ainda o link para um excelente crítica e análise feita ao livro pelo Operacional, AQUI

Para a aquisição do Livro (que penso ser um "must" na biblioteca de qualquer aficionado pela Aviação em Portugal) poderão entrar em contacto com o Museu do Ar, através do mail "museudoar@emfa.pt"

terça-feira, 12 de junho de 2012

Coisas pequenas...

Este fim de semana lembrei-me de voltar a dar uso aos tubos extensores manuais que tenho.

Aquilo não é propriamente uma coisa que dê muito jeito utilizar (nem a fotografia macro é propriamente coisa onde me amanhe muito...) mas, lá saíram algumas coisas que, não ganhando nenhum concurso, até não ficaram más... (eu pelo menos gosto...)

Ficam duas das minhas preferidas...
Um percevejo (e bem colorido, combinando bem com as flores da planta onde estava...)


Ainda andei a tentar fotografar uma borboleta que por lá andava a esvoaçar e que era bastante diferente do que eu costumo ver mas, o raio do bicho não parava quieto...

Nota mental...levar uma lata de dum-dum na próxima saída para as macros...(just joking...)

domingo, 10 de junho de 2012

Nova foto da Semana: Dia de Portugal

Neste dia de Portugal, suponho que nada melhor do que partilhar uma foto que eleve as cores e o espírito Nacional...(que bem precisa...)
A juntar isso, o extra da Praia do Porto Santo (na foto) ser uma das candidatas às 7 Maravilhas de Portugal, Praias...(que bem merece...)

Rotores de Portugal assinalando a sua chegada ao Porto Santo com fumos, após a primeira travessia Madeira-Porto Santo efectuada em Alouette III, durante as comemorações FAP 2010...
Um dos grandes momentos na minha "carreira" de spotter, a possibilidade de poder acompanhar esta travessia, a bordo do EH-101 que fez o apoio SAR

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Dia mais longo...

Celebra-se hoje mais um aniversário do famoso dia D.

Curiosamente, acabei há poucos dias de ler um excelente livro (talvez um dos mais famosos livros sobre o assunto) sobre este dia: O Dia Mais Longo, de Cornelius Ryan.


Recomendo vivamente a todos quanto se interessam pela temática.
A leitura deste livro acabou por levar-me a rever a série "Band of Brothers", da HBO, produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks, que considero ser uma das melhores séries da temática (e das poucas originais que fiz questão de adquirir).

Como uma coisa leva à outra, acabei fazendo mais umas leituras sobre a 506 e a Easy Company, apesar de já o ter feito anteriormente, há sempre coisas para reler ou descobrir pela primeira vez.
Confesso que foi com alguma pena que tive conhecimento que Richard Winters morreu no início do ano transacto, sofrendo nos últimos anos de Parkinson...num comentário o menos lamechas possível...a velhice é lixada....

No entanto, ainda bem que livros foram escritos e documentários foram feitos para nunca deixar esquecer situações que, apesar de tudo, não parecem assim tão longe de poder repetir-se....

terça-feira, 5 de junho de 2012

New Photo of the Week: Night traffic

Despite the awesome moment from the last photo of the week, it's more than time for a new one...

This one was already published, just a few days but still, it's one of few night pics I've taken lately and it's one the I really enjoy, so, well worth the title of Week Photo...

G-COBM, the Beechcraft from Flight Inspection on a night stop, with CS-TPD, a Fokker 100, from PGA waiting  on taxiway Charlie, for the landing of "Medic36", a Portuguese Air Force C-295 with a Medevac from AM3, at Porto Santo.
You can check that entry HERE

And, another pic that I hadn't published then....
The same Beechcraft with the Portuguese Air Force C-295 (16710) taxiing back to runway 05, for the  departure to Porto Santo

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Night ambulance

Last Saturday we had at LPMA/FNC (Madeira) a small ambulance in night-stop.

With some really nice colors it was something worth a stop at the airport for a couple of shots.
Besides that, this plane already provided me one of my favorite shots (check HERE).

Now it would be nice to get it during the night...

D-CCCB, a Learjet 35, from DRF

Unfortunatelly at the time I was there, no other traffic of car movement around the plane...
With the moon close to full, decided to also give it a shot before leaving...

sábado, 2 de junho de 2012

Hesperides e um Lobo Marinho multimotor

Ontem de manhã, a caminho do trabalho, fiz uma paragem rápida na Avenida Sá Carneiro, para umas fotos ao Navio de Investigação Oceanográfica A33 "Hesperides", da Armada Española, que tem estado no Porto do Funchal...aquela cor não deixa ninguém indiferente.... :))



Quando me preparava para ir embora, reparei que o "Lobo Marinho", da Porto Santo Line estava a saír, acompanhado de uma das suas já habituais "amas-secas"...um rebocador dos Portos da Madeira...
Inicialmente pensei que estava de saída para o Porto Santo, embora, normalmente à sexta-feira, a viagem seja efectuada apenas à tarde....

Gosto bastante dos reflexos desta....
Porteriormente li no Diário de Notícias que o navio tinha estado durante a manhã a fazer testes de mar, após terem, FINALMENTE, reparado a avaria no motor, que desde há muito obrigava os passageiros a suportarem mais 1 hora de viagem e à presença/prevenção de um reboque dos Portos da Madeira... (Neste caso, o reboque "Ponta do Pargo"