Publicadas: C212 Aviocar ao Serviço de Portugal desde 1974



Recebi ontem o livro "C212 Aviocar ao Serviço de Portugal desde 1974", obra que assinala e percorre a carreira de 37 anos do Aviocar ao serviço da Força Aérea Portuguesa.

Era uma obra que aguardava há já algum tempo, por 2 motivos...

O primeiro, já referi algumas vezes, é o de que o Aviocar, que começou a prestar serviço operacional na Madeira, sensivelmente na altura em que nasci ocupa um lugar muito especial na minha paixão pela aviação...
Morando perto do aeroporto, a paixão pelos aviões despertou cedo e o "avião da tropa", com aquele som característico do Aviocar exercia um fascínio especial, até porque a Madeira não costumava ser passagem de tráfego militar...

Cresci a ver o Aviocar a desempenhar a sua missão na Madeira ao longo dos anos, primeiro baseado ali ao lado, no Aeroporto da Madeira e depois já mais esporadicamente, aquando da mudança do Destacamento para a ilha vizinha de Porto Santo.

Tive oportunidade de estar presente aquando da entrega de testemunho, no AM3, do Aviocar ao seu substituto, o C-295 (ver AQUI)



Posteriormente, por razões operacionais, o Aviocar ainda regressaria ao AM3, no Porto Santo, assegurando durante mais algum tempo as missões neste arquipélago, o que me levou a ter a oportunidade de efectuar um dos últimos voos que o Aviocar efectuou nos céus da Região...(ver AQUI)



Por tudo isto, o velhinho C-212 é um aparelho que sempre teve um cantinho muito especial no meu coração e na paixão pelos aviões...

O outro motivo que me levou a aguardar com alguma expectativa a chegada do livro era o facto de ter colaborado com algumas fotos para o livro.

Tendo o Aviocar o significado que tem para mim, o facto de estas mesmas fotos (mesmo que apenas 2 fotos, impressas em tamanho grande, a 2 páginas, cada uma) marcarem presença no livro que assinala o final dos 37 Anos de Actividade Operacional do 212 é sem dúvida um motivo de enorme orgulho para mim e também uma lembrança de que muito tempo (e muita coisa) passou desde a altura em que pequenino, corria para a rua para ver o "avião da tropa" na final para 06 de LPFU, com o seu barulho característico, que tanto o distinguia dos outros props que utilizavam o aeroporto da Madeira...


Uma das fotos publicadas, Medevac dupla, efectuada pelo 16505, do Porto Santo para a Madeira
Ver mais AQUI
A outra foto publicada, o 16504 a regressar ao Porto Santo, em dia de fortes ventos cruzados, após uma Medevac para a Madeira.
A sequência da aterragem AQUI

Deixo finalmente o link para muitas das fotos do C-212 que tenho tirado ao longo dos anos....AQUI

Fica ainda o link para um excelente crítica e análise feita ao livro pelo Operacional, AQUI

Para a aquisição do Livro (que penso ser um "must" na biblioteca de qualquer aficionado pela Aviação em Portugal) poderão entrar em contacto com o Museu do Ar, através do mail "museudoar@emfa.pt"

Comentários

  1. Parabéns pelas fotos no livro!
    Tenho de o adquirir, em breve!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelas fotos Rui!! Eu estava na medical evacuation dupla. Foi a da palmeira no Porto Santo.
    Abraço.

    João alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João!
      Pois foi.
      Deve ter sido uma missão muito dura...

      abraço!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Primeiras noturnas ao KC-390

Base Aérea Monte Real - Livro 50 Anos

Estreia do KC-390