quarta-feira, 13 de junho de 2012

Publicadas: C212 Aviocar ao Serviço de Portugal desde 1974



Recebi ontem o livro "C212 Aviocar ao Serviço de Portugal desde 1974", obra que assinala e percorre a carreira de 37 anos do Aviocar ao serviço da Força Aérea Portuguesa.

Era uma obra que aguardava há já algum tempo, por 2 motivos...

O primeiro, já referi algumas vezes, é o de que o Aviocar, que começou a prestar serviço operacional na Madeira, sensivelmente na altura em que nasci ocupa um lugar muito especial na minha paixão pela aviação...
Morando perto do aeroporto, a paixão pelos aviões despertou cedo e o "avião da tropa", com aquele som característico do Aviocar exercia um fascínio especial, até porque a Madeira não costumava ser passagem de tráfego militar...

Cresci a ver o Aviocar a desempenhar a sua missão na Madeira ao longo dos anos, primeiro baseado ali ao lado, no Aeroporto da Madeira e depois já mais esporadicamente, aquando da mudança do Destacamento para a ilha vizinha de Porto Santo.

Tive oportunidade de estar presente aquando da entrega de testemunho, no AM3, do Aviocar ao seu substituto, o C-295 (ver AQUI)



Posteriormente, por razões operacionais, o Aviocar ainda regressaria ao AM3, no Porto Santo, assegurando durante mais algum tempo as missões neste arquipélago, o que me levou a ter a oportunidade de efectuar um dos últimos voos que o Aviocar efectuou nos céus da Região...(ver AQUI)



Por tudo isto, o velhinho C-212 é um aparelho que sempre teve um cantinho muito especial no meu coração e na paixão pelos aviões...

O outro motivo que me levou a aguardar com alguma expectativa a chegada do livro era o facto de ter colaborado com algumas fotos para o livro.

Tendo o Aviocar o significado que tem para mim, o facto de estas mesmas fotos (mesmo que apenas 2 fotos, impressas em tamanho grande, a 2 páginas, cada uma) marcarem presença no livro que assinala o final dos 37 Anos de Actividade Operacional do 212 é sem dúvida um motivo de enorme orgulho para mim e também uma lembrança de que muito tempo (e muita coisa) passou desde a altura em que pequenino, corria para a rua para ver o "avião da tropa" na final para 06 de LPFU, com o seu barulho característico, que tanto o distinguia dos outros props que utilizavam o aeroporto da Madeira...


Uma das fotos publicadas, Medevac dupla, efectuada pelo 16505, do Porto Santo para a Madeira
Ver mais AQUI
A outra foto publicada, o 16504 a regressar ao Porto Santo, em dia de fortes ventos cruzados, após uma Medevac para a Madeira.
A sequência da aterragem AQUI

Deixo finalmente o link para muitas das fotos do C-212 que tenho tirado ao longo dos anos....AQUI

Fica ainda o link para um excelente crítica e análise feita ao livro pelo Operacional, AQUI

Para a aquisição do Livro (que penso ser um "must" na biblioteca de qualquer aficionado pela Aviação em Portugal) poderão entrar em contacto com o Museu do Ar, através do mail "museudoar@emfa.pt"

3 comentários:

  1. Parabéns pelas fotos no livro!
    Tenho de o adquirir, em breve!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas fotos Rui!! Eu estava na medical evacuation dupla. Foi a da palmeira no Porto Santo.
    Abraço.

    João alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João!
      Pois foi.
      Deve ter sido uma missão muito dura...

      abraço!

      Excluir