The good old Saab...

Apesar do título em inglês, não se preocupem que desta vez não andarei para aqui a assassinar o idioma de Shakespeare...

As recentes notícias da falência da SAAB lembraram-me de partilhar um par de fotos de duas das antigas glorias deste fabricante, no que toca à indústria aeronáutica.
(Aliás, nas notícias onde pesquisei, apenas encontrei referência à falência das empresas do grupo ligadas à industria automóvel...ou procurei mal ou a parte aeronáutica deverá manter-se...eventualmente quem poderá esclarecer algo mais sobre este assunto será o "tovarich" Pagoda...)

De qualquer forma, o facto de não serem aviões propriamente muito comuns ou habituais pelas nossas bandas,  mais habituados a receber a sucata...errh..indústria aeronáutica de ponta norte-americana, é mais uma razão para a partilha destas fotos de um par de aviões da Força Aérea Sueca (Flygvapnet)

32543 - Saab J-32 E Lansen.
Apesar de ser um avião que já conhecia, nunca tinha visto grandes referências ao mesmo, até porque já é mais antigo.
Ver mais AQUI

37074 - Saab JA37 Viggen.
Substituto do Lansen e velho conhecido, de um vídeo VHS acerca de caças de combate, este velho guerreiro, que foi substituído pelo Grippen, sempre exerceu alguma magia no meu imaginário mercê, precisamente da tal cassete.
Foi um prazer poder estar finalmente junto de uma ave destas, embora as cores desbotadas não fizessem total justiça às minhas memórias dos voos e manobras nos céus nórdicos que a tal cassete mostrava...
Mais info sobre o avião AQUI

Comentários

  1. Fica descansado, Rui...Ás couves só foi mesmo a parte automóvel; a parte aeronaútica prevê-se que se mantenha em operações segundo julgo ter lido por aí na net.
    Aliás é curioso que a SAAB começou originalmente - em 1937, quando foi criada - por ser dedicada exclusivamente à aviação. O objectivo era arranjar forma do governo sueco poder equipar a Real Força Aérea Sueca, já que do estrangeiro ninguém lhes queria fornecer nada de jeito. Só depois da Segunda Guerra Mundial é que a SAAB, pretentendo diversificar as áreas de negócio, começou a se meter nos pópós...
    Aliás o próprio nome SAAB é a sigla de Svenska Aeroplan AB (este AB equivale à nossa SA)...
    Ah...e bonecos giros, sim senhor!...

    ResponderEliminar
  2. ;) Tks!
    Sabia que terias alguma coisa de útil a acrescentar.
    (Isto em altura de contratações, até apetece a fazer uma proposta de aquisição à outra equipa...lol)
    abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Primeiras noturnas ao KC-390

Base Aérea Monte Real - Livro 50 Anos

Estreia do KC-390