terça-feira, 29 de novembro de 2011

2º Aniversário do AM3 (Nova foto da semana)

O Aeródromo de Manobra nº 3, na ilha vizinha de Porto Santo, assinalou ontem o seu 2º aniversário.

Poderão ver o report feito para a página da Madeira Spotters relativamente a esse evento: AQUI

A foto desta semana, embora não directamente ligada ao evento, foi tirada na sequência do mesmo e pareceu-me particularmente adequada, com o sol a pôr-se para o Aviocar, que termina no próximo dia 6 de Dezembro o seu serviço activo na Força Aérea Portuguesa.


A bordo do C-212 16513 em direcção à Madeira
Este tipo de aeronave será retirada de serviço no próximo dia 6 de Dezembro e este terá sido um dos últimos voos efectuados pelo 212 na Madeira, antes do regresso definitivo ao Continente, para o fecho de um capítulo, com a extinção da Esquadra 401 e o regresso da Esquadra 502 e do C-295 aos Destacamentos no AM3

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Salvamento nas Desertas


Durante a madrugada de Domingo, decorreu uma missão de busca e salvamento a três elementos do Parque Natural da Madeira, na zona das ilhas Desertas.

Deixo a nota de imprensa da Força Aérea, acompanhada de fotos tiradas pela tripulação, durante a missão.
Parabéns por mais esta missão, "Para que Outros vivam"!





Por solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (MRCC) a Força Aérea activou pelas 22h50, do dia 26 de Novembro, um helicóptero EH-101 "Merlin" da Esquadra 751 "Pumas", para efectuar uma busca a três desaparecidos ( uma bióloga e dois guardas da reserva das Desertas). A missão foi efectuada com sucesso tendo a tripulação do Merlin encontrado as posições, onde se encontravam os três elemento, um a sul da Deserta e os outros dois no Bugio.
 Dadas as condições de voo e meteorológicas, elevada turbulência no local, não foi possível resgatar nenhuma das vítimas, tendo a sua posição sido transmitida ao navio Patrulha da Marinha " CACINE", que conseguiu resgatar um dos elementos.
As outras duas vítimas, que se encontravam junto a uma falésia da ilha do Bugio, junto à rebentação, foram extraídas com sucesso pelas 07h56.



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Thomas Cook....

Recent news, report some problems at Thomas Cook group...
Let's hope everything turn out ok.

Thomas Cook planes are quite usual around here. So usual that spotters normally only get excited with Thomas Cook Belgium planes that holds some special liveries....

Anyway, It wouldn't be a bad idea to star giving some extra atention to other Thomas Cook planes while they're still around....

OY-VKA, from Thomas Cook Scandinavia landing on runway 23

T-6 Lusitanos na FNAC



Os autores do livro "T-6 Lusitanos"  irão fazer a apresentação do mesmo na loja Fnac do NorteShopping dia 27 de Novembro pelas 17h:30.

Mais informação AQUI

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Astreus gone....

Looks like Astreus is shutting down... Check Airliners Civil Aviation Forum....

It's allways bad to ear about shutting down any company or airline but this was one of those that made some of my first shots when starting to photograph planes, back in 2004, also it was the airline where famous Bruce Dickinson (Iron Maiden's vocalist) was a captain....

Some shot I took during these years....

G-STRA landing on runway 23
G-STRC landing on runway 05
G-STRZ taking off from runway 05.
Astreus Boeing 757 were quite unusual at Madeira (LPMA/FNC)
Later, in 2009 they made some flights for Palmair with Boeing 735.
Check pics HERE


domingo, 20 de novembro de 2011

Night-stoppers

Yesterday night made a quick stop at the airport for some shots at the night-stop traffic.
The airport was already a bit spooky with most of the lights out and almost no one at sight...

The main reason for the stop, the Learjet 35A, from LAR - Luxembourg Air Rescue, LX-TWO



 Took the oportunity also for a quick shot at a Piper PA-31P 350 Mojave that's been here at Madeira for some time (who knows how regular it will become...)
N155RT
 As I was there, might as well take some pics of the other traffic.
Sata's A320 CS-TKJ.
Despite Sata doesn't make the Madeira-Lisbon flights, there's allways one A320 based at Madeira, for other flights.
Notice the engine blades?

The other usual Sata, Q200 CS-TRB, used on Madeira-Porto Santo  flights with an unusual plane on the back: M-RKAY, a  Raytheon 390.

CS-TKK the last TAP that had arrived (one again, notice the blades...)

CS-TTD that

Aerolineas Argentinas

Alguns spotters regionais estiveram este fim-de-semana a spottar na capital, Lisboa (LIS/LPPT).

O movimento mais interessante que fotografaram terá sido o "novo" (ex-Air France) 343 das Aerolíneas Argentinas (ver AQUI e AQUI) F-GNIH (futuro LV-CSX).

Realmente aquela pintura está fantástica e de longe muito melhor que a anterior, que tive oportunidade de fotografar em Madrid-Barajas, em 2005.

LV-OEP, Boeing 747-200

LV-MLR e LV-OEP

sábado, 19 de novembro de 2011

Nova foto da Semana: AM3

Esta semana o Aeródromo de Manobra celebra o seu segundo aniversário, como tal, pensei que seria uma excelente escolha para a foto semana uma foto dedicada a esta Unidade e a todos os que nela prestam serviço.

Foto tirada a bordo do C-295 16704, a 25 de Novembro de 2009

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Formação Alpha-Jet

A possibilidade de fotografar Aviação Militar na Madeira não é de todo habitual e então se estivermos a falar de formações de "caças" então é, normalmente, a miragem total...

Neste aspecto, o ano passado foi o ano de ouro dos spotters, visto que as Comemorações da FAP na Região permitiram fazer o gosto ao dedo como nunca...

São ainda vários os "tesouros" guardados no baú mas, há dias lembrei-me de mandar para o Jetphotos esta foto dos 6 Alpha-Jet da Esquadra 103, em formação, sobre a baía do Funchal, no dia 3 de Julho de 2010.

Como foi aceite hoje...cá fica ela...
Formação de 6 Alpha Jet liderada pelo "Caracol", 15211, ostentando a pintura comemorativa dos 50 Anos da Esquadra 103.
Seguem-se o 15226 e 15236, com a pintura camuflada e ainda mais 2, com a pintura dos Asas de Portugal (15202, 15256)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Published: Condor Vs Costa Serena

D-AICJ taking off from runway 05 with Costa Serena Cruise Ship in the back
Just received today the November issue of Airliner World magazine.
It was the last issue where they advertised their subscription campaign with the offer of the Madeira Airport DVD.

This time the chosen pic was the one above, with Condor's D-AICJ, taking off at runway 05, passing right in front of Costa Serena cruise ship, moments after rotation.

It's just one of those lucky shots when everything comes together at the right time (and with a nice afternoon light...)

Livro da Esquadra 401

C-212 / 100 Aviocar (16504) da Esquadra 401, aterrando na pista 36 do Porto Santo (LPPS / AM3)
O livro da Esquadra 401 está já na sua fase final, com data de apresentação prevista para o início do próximo mês de Dezembro.
Confesso que, pela estima especial que o Aviocar me merece, bem como por todo o trabalho desenvolvido pela Esquadra 401 no Arquipélago da Madeira, a curiosidade em relação a este livro é imensa....

Lista de Blogs

Foi adicionada, à coluna da direita um blogroll, com a lista de blogs de aviação que sigo com mais frequência, por forma a dar uma maior visibilidade aos mesmos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Nova foto da Semana: TAP

No final da semana passada, a nova foto da semana já estava escolhida, afinal de contas há que dar igualmente destaque ao que é nacional e (penso que) uma descolagem destas e com este "background" merece bem o destaque.

Durante o fim-de-semana, arrefeci bastante relativamente a essa intenção e ainda pensei em colocar alguma outra foto, tirada de outro spot mas, acabei por decidir-me a manter a escolha, já que, penso que vale a partilha...

A320 da TAP, CS-TNS, descolando da pista 05 de LPMA



sábado, 12 de novembro de 2011

Eyes On: Blog Asas Brasil



Tornei-me recentemente parceiro de mais um Blog de Aviação, que valerá a pena seguir, sem dúvida, especialmente por nos dar uma visão da aviação do outro lado do Atlântico, no Brasil com companhias e tipos aviões muitas vezes diferentes dos que estamos habituados a ver operar neste nosso cantinho.

Ver AQUI

um abraço ao Gabriel!

O abate do Constellation

Super Constellation da TAP na Madeira

Uma afirmação que li há pouco num blog que costumo acompanhar deixou-me algo pensativo...
Como não há hipótese de fazer comentários por lá, fica mesmo por aqui a minha opinião sobre essa afirmação....

O assunto em questão o Constellation que tinha sido desviado por Palma Inácio, em acção de protesto contra o regime de Salazar.
Após o lançamento e panfletos sobre a capital, Lisboa, o Connie dirigiu-se a Marrocos, perseguido por F-86F, descolados da BA5, em Monte Real que tinham como missão, forçar o avião da TAP a aterrar ou abatê-lo...

A pessoa em questão referia:
HOUVERAM NO ENTANTO NOTÍCIAS CONTRADITÓRIAS NA ALTURA. ALGUMA IMPRENSA NOTICIOU QUE O REFERIDO AVIÃO DA TAP FOI INTERCEPTADO DENTRO DO NOSSO ESPAÇO AÉREO,MAS OS PILOTOS DA FORÇA AÉREA RECUSARAM-SE A OBEDECER À ORDEM RECEBIDA.PESSOALMENTE NÃO ACREDITO NESTA ÚLTIMA VERSÃO,ATÉ PORQUE CONHECIA MUITO BEM OS PILOTOS E O SEU PATRIOTISMO ERA INQUESTIONÁVEL,COMO ALIÁS O DE TODOS NÓS.

Efectivamente não tenho dúvidas que os pilotos fossem patriotas mas, tenho realmente imensas dúvidas que a questão de abater ou não um avião comercial cheio de civis possa ser considerada simplesmente uma questão de patriotismo...
Alguém que se recuse a abater um avião destes deverá ser punido por isso, como anti-patriota ou louvado como pessoa com os valores correctos?

É fácil falar agora, a anos de distância, sentadinho no computador e num contexto social completamente diferente mas, não me suscita muita dúvidas qu,e mesmo que os F-86 tenham chegado a interceptar o Constellation no espaço aéro nacional, a decisão de deixá-lo continuar, mesmo contra ordens, teria sido a mais correcta e digna de um Homem.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O "Caracas"

Por estas bandas, o A330 da TAP que faz os voos CCS-FNC-LIS (Caracas - Funchal - Lisboa) ou LIS-FNC-CCS é conhecido como sendo o "Caracas".

Sendo neste momento o único wide-bodie que escala regularmente a Madeira, é sempre motivo para uma passagem pelo aeroporto até porque, com o início da nova época de Inverno, os horários destes voos tornaram-se mais interessantes para os spotters, já que anteriormente 1 dos voos era de madrugada e outro ao final da manhã, tendo mudado agora para um voo durante a manhã e outro à tarde, a uma hora bastante interessante, em termos de luz.

No passado Domingo, com o extra do Paulo Brito, um spotter da ilha vizinha de Porto Santo, estar por cá demos um salto ao aeroporto durante a tarde para fotografar a chegada / saída do Caracas...infelizmente acabou por chegar mais cedo que o previsto, pelo que acabámos por fotografar apenas a partida...

A luz estava fantástica, com aquele solzinho de final de tarde mesmo apetecível para umas fotos...
Enquanto o CS-TOI fazia o push-back para a pista 05, o CS-TTE, A319 também da TAP, aterrava no momento certo para uma foto de família com o "big brother".
A luz estava mesmo ideal para iluminar os spoillers e reverses completamente abertos, após aterragem na 05

Como o A330 demorou a iniciar o taxi, deu ainda tempo para mais uma foto de família relativamente pouco habitual na Madeira...traffic jam... :))

Entrando na 05, pelo taxiway Charlie, com o habitual hóspede A320 da Sata...


Decididamente a práctica do spotting é quase um desporto regional, embora muitas daquelas pessoas nunca tenham sequer ouvido o termo "spotting".
Actualmente em muito menor escala, mesmo assim, muitos madeirenses não dão por terminado o passeio de domingo sem uma paragem atrás do aeroporto para ver os aviões.
No caso de específico do "Caracas", ainda é mais notório esse interesse, face ao carácter emigrante da esmagadora maioria dos passageiros que utilizam esse voo, pelo que se junta sempre grande número de pessoas para as últimas despedidas aos seus familiares.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nighwish - Storytime

Já está cá fora o videoclip de Storytime, o primeiro single do novo Álbum dos Nightwish, Imaginaerium.

Parece ser o regresso dos Nighwish ao género que eu tanto gosto: grandes arranjos orquestrais e muitos coros, aliados ao metal!
Apesar de este single ser um nadinha pop demais, até gosto do resultado, já que, aliaram bem a voz da Anette à restante música e especialmente aos coros...(mas, continuo a preferir a Tarja....)


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Primera Air by Air Via

I hadn't get any Primera Air since they restarted flying to Madeira.
They usually bring the B737 OY-PSA which I already have and usually they come on a time that nothing else (of interest) is arriving or leaving...

Anyway, today, the scenario was a bit diferent...the flight from Oslo was beeing made by an A320 from another airline and one that still hadn't been here: Air Avia, from Bulgary!
A big thanks to A.M., for the info.

Runway 23 was in use so, no rush to get the arrival. Just went for the departure...

When I got there, it was still getting ready to the return flight.
Ground Force handling...with the buy of GF, it's a good idea to also record those colors, who knows what changes will be made...


Taxiing to runway 23 with D-ABBE, from Air Berlin, arriving in the back

Despite the dark weather, runway take-off's allways provide a great background!



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nova foto da Semana: Easy na 23...

Já tinha como certa uma para a foto desta semana, um dos "instantâneos" tirados no Domingo ao A330 da TAP, o CS-TOI mas, acabei por optar por esta, afinal de contas, não é todos os dias que se tem uma visão destas, onde se pode observar, num fantástico dia de céu azul, todo o esplendor e grandiosidade desta fantástica obra de engenharia que é o Aeroporto da Internacional da Madeira (LPMA), em especial nesta zona da pista....
G-EZGI da Easyjet aterrando na pista 23, em baixo, em primeiro plano, a Estação de Salvamento Marítimo, adstrita ao aeroporto e sob a pista, um estaleiro naval, assim como uma excelente área de lazer com diversos equipamentos, desde o ténis, padel, modelismo naval, parede de escalada, etc....



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

New Photo of the Week: TAP Climbing up

Despite the week is almost ending, didn't wanted to leave it without electing this week's photo.

Back to Aviation spotting, decided to go for a national...CS-TTR, TAP's A319 climbing out of runway 23....


Runway 23 take-offs are allways interesting to get and in this case, had the extra of beeing taken with my  Sigma 18-200OS lens that I was using to get the bath of the A319 from Germania, a lens that I don't usually select to action shots like these...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Megapost: The Return of Germania!

Germania was one of those airlines that I allways thought it would be nice to have again in Madeira.
The last time they were here must have been around 2002 and I have no memory at all of their planes around here...

Well, today was the day and they made a full strengh return, with 3 flights: 1 in the morming, in 737, from Friedrichshafen, a couple of other flights after lunch, with Airbus A319, from Bremen and Karlsruhe/Baden-Baden.

Didn't go to the morning flight...

After lunch, with runway 23 in use, the first one to arrive was D-AHIL, from Bremen (ST 3726) and couldn't help finding funny the care of the ATC, instructing the Germania captain to keep the cockpit windows closed, after landing...lol

"Bath" was on its way, provided by Madeira Airport Fire Department....


On disembark, the passengers received a small souvenir from Madeira Airport (ANAM), flowers for the ladies and a little bottle of Madeira Wine for the gentlemen

On this winter season, Tuesdays are more than ever a German day at Madeira, with 3 Germania flights, 4 from Tuifly and a least a couple of flights from Air Berlin (D-ABKU pushing back to runway 23)

With the arrival of the second Germania A319 (third flight of the day) it almost seemed like Germania owned the apron...
(D-AHIM, arriving behind D-AHIL, from Karlsruhe/Baden-Baden (ST2204) 
 The crew of the D-AHIL seemed very nice....



A big thumbs up for them!

The departure of D-AHIL, taxiing in the back to runway 23 (took off really early...)

and the departure of D-AHIM with nice background of the mountains provided by runway 23 take-offs in the morning / early afternoon.