sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CS-TGV parado...

Parece que, o CS-TVG, A310 da Sata, tem estado parado em Lisboa, sem um dos reactores e segundo dizem, não está fácil a reparação do mesmo...

Infelizmente é um modelo ao qual já começam a pesar os anos...

Tive oportunidade de fotografá-lo por cá algumas vezes, com os esquemas de pintura anteriores (a Sata tem mudado muito de pintura, não tem? Em 6 anos, já vai no terceiro esquema...)


Tinha uma cauda bastante interessante...

descolando da 23

Já com o esquema um pouco mais recente, fazendo o push-back para a 05

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Douglas DC-7 de El Berriel

Nas últimas férias, aproveitei uma das saídas, ao final da tarde, para um pouco de spotting e uma visitinha ao Real Aeroclube de Gran Canaria, no aerodromo de El Berriel.
Algumas fotos tiradas pelo Paulo Olim, no mês anterior tinham-me aguçado a curiosidade em relação a este local, até porque permitia uma grande proximidade em relação a um tipo de aviação que pouco temos por cá...a aviação ligeira e de helicópteros.

A localização do aeródromo salta à vista, com este grande Douglas DC-7 Seven Seas em exposição.
Infelizmente, o pobre coitado já viu dias bem melhores já que, com excepção dos motores está com um ar bastante degradado, abandonado e vandalizado  (o que não é de admirar muito, já que logo ali ao lado havia um grande "acampamento" de roulotes e mais uma série de "habitações" de estilo bastante precário e degradado ....)

EC-BBT

Este ex-Alitalia e Spantax já teve um aspecto bem melhor, com cores Rothmans que depois passaram a uma pintura azul e branca bastante desvanecida tornando-se hoje em dia nisto...
Um dos comentários numa foto que encontrei no Airliners, referia ser o último construído...
Terei de pesquisar algo mais sobre isto.
Se entretanto mais alguém tiver informações sobre este avião....

Leituras: T-6 Lusitano /

Recebi a semana passada, amável oferta de um dos autores, o novo livro "T-6 Lusitanos / Lusitanian T-6"


Ainda só dei uma vista de olhos geral, tendo começado esta semana efectivamente a lê-lo.
Sem dúvida que será uma obra de referência para todos os aficionados da aviação (militar) Portuguesa, já que tem o mérito de ser, tanto quanto sei, a primeira obra, em Portugal, dedicada a este aparelho que tantos serviços prestou ao longo de muitos anos, primeiro na formação dos nossos pilotos militares e posteriormente, no teatro de guerra do Ultramar.

Com grande número de fotos e perfis, que abrangem todos os períodos da operação deste aviação, quer na Aeronáutica Militar, quer na Aeronáutica Naval e posteriormente, na Força Aérea, o livro salienta-se precisamente pela compilação de toda uma série de dados e imagens que até hoje andavam dispersos pelos mais variados sítios, conjuntamente com algumas imagens inéditas, pertença de colecções particulares, apresentando assim a história deste avião no nosso país de uma forma que me parece ser bastante completa.

Podem encontrar mais informações acerca do livro e da forma como poderá ser adquirido, na página no FaceBook dedicada ao mesmo, em:

http://www.facebook.com/#!/pages/T-6-Lusitanos/140092659419618?sk=info

Entretanto, no próximo dia 9 de Outubro, pelas 15:30h, será feita uma apresentação deste mesmo livro, no Museu do Ar, em Sintra.


Quem se fizer acompanhar deste convite não pagará entrada no Museu do Ar, tendo acesso não só a cerimónia de apresentação do livro como também ao restante espaço do Museu.
 Basta clicar para visualizar em tamanho maior e imprimir...


terça-feira, 27 de setembro de 2011

New Photo of the Week - Thomas Cook Kabouter Plop

It's been quite a while since I last caught a special livery.

This morning noticed that the Thomas Cook Belgium, from Brussels was the A320 OO-TCP "Kabouter Plop" so, after loosing a few special liveries from this company, decided that this one I'd get.
(had already photographed it once but with the stairs....check HERE)

Departing to Brussels from runway 23 with a bit of an interesting sky on the back, getting dark...
Despite I usually don't like that much of planes just against the sky, I think that in this one, the light on the plane and the type of clouds in the back make an interesting shot...

Rotation on runway 23

Typical Madeira, with the mountains climbing into the sky, from the airport...

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Top @ Jetphotos: LPA Balcony

This one managed to get at #1 on the Jetphotos.net Top Shots...

The view on the Las Palmas, Gran Canaria (LPA / GCLP) airport.
Visible on the apron, an ATR from Islas, another from Binter and a B737 from Ryanair, as well as my "ride", Sata's Q400 CS-TRD

domingo, 25 de setembro de 2011

Regresso dos Cruzeiros

Ainda pensei em eleger esta foto como nova foto da semana no blog, só para variar um pouco dos aviões mas, acabei por decidir que não estava para aí virado...

Com o final do Verão, os navios de cruzeiro começam a regressar em cada vez maior número ao porto da Madeira.
Para qualquer funchalense, é impossível abstrair-se desta movimentação na "pontinha", até porque estas autênticas cidades flutuantes são cada vez maiores e mais belas.

Na passada sexta-feira, enquanto me dirigia, de manhã cedo para o trabalho, notei a presença de um "dos grandes" ao largo e a preparar-se para a atracagem.

Chegado ao destino, decidi subir ao terraço para umas fotos.
Decidi-me por partilhar esta, com navio Lobo Marinho a saír em direcção ao Porto Santo e onde é bem saliente a diferença de tamanhos entre o ferry madeirense e o Ventura, da P&O Cruises...


sábado, 24 de setembro de 2011

The last Portuguese 757

Looks like CS-TLX, the last portuguese B757, departed last Friday with the United States as final destination for a conversion into a Fedex freighter...

Operated by Euroatlantic, I photographed it once, back in 2006...
It was the first Portuguese B757 at Madeira...
 

The return of Smartlynx

Yesterday we had the return of Smartlynx, on the flights from Tallinn.
It arrived from that city during the night (around 4.55am) and stayed for a few hours for crew rest.

The other few times (or just once, maybe) they brought an airplane with full Smartlynx livery I couldn't go to the airport for some shots so, yesterday, after work made a quick run into the airport to take some shots of its departure, around 4.35pm.

It was departing on a positioned (empty) flight to Ponta Delgada, Azores (PDL), so there was a good probability of making a good and early take-off....

Ponta de S.Lourenço on the background...

YL-BBC pushing back to runway 05 with a nice Lynx on the nose..


This must have been one of a kind for me! No need to crop nor rotate for horizon leveling...right out of the camera with redimension, a bit of levels and sharp...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A couple of Porto Santo Shots on Airliners

Haven't been with much of a mood of publishing any entries (nor uploading to usual sites...)so, a couple of shots accepted on Airliners.net is a "soft" entry to share...

Both of the shots were taken at Porto Santo and both have a special importance...

Transavia made, this year, its debut at Porto Santo (LPPS / PXO), on a weekly flight from Paris.
So, it's the first time I got this airline at this island, and that early morning light really gives a special touch...

F-GZHV landing on runway 36
The other one is my first night shot of a PGA ERJ-145 and also the first time I got one of these at the Madeira Archipelago, as they don't use the 145 to Madeira....

CS-TPJ arrived from Lisbon (LPPT / LIS) and was ready to return to the mainland, to Porto (LPPR / OPO)


NATO Tiger Meet 2012 to Norway

Just got the info by phone...
Went to the Nato Tiger Association site and it's definitely true...NATO Tiger Meet 2012 will no longer be held at Portugal (was suposed to take place at Monte Real Air Base, home of 301 Sqn "Jaguares"....
Crap!!!

NTM 2012 relocation
NATO Tiger Meet

NTM 2012, unlike previously reported is NOT taking place in Portugal, but in Norway.

Due to increasing financial problems for Portugal, and the economic measures announced by the IMF last July. Budget for opperational training for the Portugees Air Force has suffered a drastic cutback, resulting in the cansellation of NTM 2012.

luckely only days after the announcement by 301 Sqn, the CO of 338 squadron RNoAF has already convinced Norwegian Generals, and has taken over the task of hosting NTM2012

domingo, 18 de setembro de 2011

New Photo of the Week: The end of an Era...

19401

This weekend would usually be the one when Portugal Air Show would take place...
After the last edition had many problems, this year it didn't took place at all...

Also, the choice of this pic wasn't "innocent"...in 2005 I had the oportunity to photograph, for the first time, the Portuguese Air Force display team "Rotores de Portugal", on that year's PAS edition...
This year, there isn't any Rotores also...

It's a post in a bit of a dark mood with all those endings but recent events show that things are far from having reached the bottom, specially in Madeira, were recent news show that the situation is even worst than the worst expectations...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Published: Airliner World October

The Airliner World magazine maintains its new subscriptions campain on the October issue, offering a Madeira Airport DVD.

The chosen pic for the campain advertisement is again one of mines:

LX-LGS, landing on runway 23

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

The Canary flights...3 in a row

Yesterday was the first day, in a long time, that I went to the airport for a quick spotting.
The reason: It's not every day you get to see an ATR-42 at Madeira, even if it's a white one like the Canaryfly...

When I saw it during my vacations on it's home airport, LPA (on a far distance), wasn't expecting to see it so soon around here....

Schedulled for the previous day, and then earlier in the morning of yesterday, it ended up arriving at Madeira only around lunch time with a strong sun and hard light...

EC-LMX, Canaryfly ATR-42 arriving from Málaga.

The most interesting and colorful part of the plane....

Right after the landing of that ATR, another came in for the landing, this time Binter's ATR-72, from Las Palmas (LPA / GCLP).
The first time I photograph it at Madeira, during this summer season....
EC-KSG "Malvasía Volcánica"
Right after, the other "Canary" flight: Travel Service....a Czech airline, arriving from Warsaw...
Nothing to do with Canary?
Well....it had a "Canaria" promotional sticker on the engines....
OK-TVK

Vacations? Check Porto Santo, the Golden Island

Lately I've been posting some entries on Porto Santo.
If you're planning your next vacations you definitely must check this destination, specially if your looking for a relaxing vacations  (but, plenty of things to do if you need some vacations with a few more "exercise"....)


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ND's no Porto Santo

Apesar das férias não combinarem muito com o levantar-se cedo, o gosto por certos hobbies  lá faz com se se façam alguns sacrifícios, afinal quem corre por gosto não cansa ou, neste caso não fica com (muito....) sono...

A primeira tentativa acabou por ser uma falsa partida já que, depois de com todos os cuidados me ter levantado e vestido sem praticamente acender luzes e fazer barulho, para não acordar as mulheres (e sem partir o nariz, às escuras...) quando cheguei à rua, estava uma completamente forrado e a chover....
Lá voltei à cama (não demorou muito tempo a voltar a levantar o rabo a correr, pois um Ryanair acabava de aterrar com uma emergência médica...ver AQUI)

Depois disso lá fiz duas saídas antes das 7h da matina para algumas fotos.
A primeira sessão, na zona do Porto de Abrigo, não correu lá muito bem...ainda sou muito verde na utilização destes filtros e há já muito tempo que nem lhes mexia...
A segunda, na zona do emblemático cais (e num salto rápido ao aeroporto) já foi melhor...

O cais, onde antigamente atracavam os barcos carreireiros e restante tráfego marítimo é um ex-libris do Porto Santo....
a praia a oeste do cais


O objectivo aqui era apanhar as luzes do cais acesas mas, na altura em que me preparava para umas fotos, desligaram-se....enfim...paciência... 

costa sul do Porto Santo, a partir da zona junto ao Porto de Abrigo...

Depois de notar que a represa junto ao aeroporto encontrava-se bastante cheia, planeei logo uma ida àquela zona para uma foto com ND's...quando lá cheguei, já estava bastante claro mas, até gosto do resultado...um overview diferente do terminal...



domingo, 11 de setembro de 2011

New Photo of the Week - On final to 05...

Premiering on the Q400 (CS-TRD), decided to try some shots only possible on high wing planes.
Last Week's Photo of the Week was one of my tries to get the higher angle with the engine (ckeck HERE. )

For the return flight, decided for the lower angle, with the landing gear...

Got some nice shots on the circuit (a direct entry to GELO), here just a little bit after ROSARIO, on final to runway 05
Unfortunatelly, the touchdown shots didn't turn out as good as I expected... 

sábado, 10 de setembro de 2011

Medevac's

As I already mentioned some times, the smaller neighbour island of Porto Santo of less than 5000 inhabitants, doesn't have an Hospital but a Health Center with ER that is enough for most of the small things that happen daily but if something more serious comes up, Medical Evacuations have to be made to Madeira.

With the summer, when island populations rises in great amount, the need for Medevacs also rise...

Yesterday, in 16 hours, 4 Medevacs had to be made to Madeira. This isn't usuall, I guess it was one of those days....

3 of the Medevacs were made by the Portuguese Air Force EH-101 (16912) detached at AM3 (military instalations on Porto Santo Airport) and another (during the night) by the C-295 also based there..

I didn't manage to get the EH on any of the 2 daylight Evacuations but, after dinner, Paulo called me saying the EH had once more just taken off to Madeira with another Medevac...
Taking some night shots on the Merlin is definitely on my spotting whishlist, so, grabbed my gear and took off (great way to pass the dish washing...lol)

Had to speed like hell to get to the airport in time.
When I got there, it had already landed and unfortunatelly, the stand it was using was way too far from the terminal balcony...

Anyway, was there so, might as well take a shot...



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Thomson at Porto Santo

This year Porto Santo had one of the most  (if not the most) interesting summers of all times, regarding air traffic.
Travel groups discovered that nice and relaxing island and many (considering the usual traffic) charters were schedulled for the summer.

Unfortunatelly, regarding the spotting, that brought me very little new stuff as almost all the flights were made by airlines that also come to Madeira: Thomson Airways, Transavia France, Jetairfly and Travel Service (this last one usually with a registration that doesn't come to Madeira) and the nationals Sata and TAP (also PGA, that allowed me to get a night shot of the ERJ-145....) and White.

Even though had already pics of those airlines, didn't have any pic of the foreign ones at Porto Santo so, tryed to get one flight of each...
One of the firsts was Thomson Airways with a B757 from London - Gatwick (LGW / EGKK)

G-OOBA landing on runway 36

Vila Baleira on the back

Those winglets look rather nice on this angle...

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

C-235 Salvamento Maritimo

Apesar das "queixinhas", há duas entradas atrás relativas ao tráfego, uma das primeiras coisas que vi, ao saír do Terminal do aeroporto da Las Palmas foi um Sikorsky S-61 da Inaer, infelizmente fiquei-me pela spotada visual já que ia de malas agarradas (e além disso, foi uma passagem muito rápida sobre nós, desaparecendo por trás do terminal...)

Não tive oportunidade de voltar a ver esse fantástico heli. De qualquer forma ainda tive a sorte de "apanhar" um outro exemplar do "Salvamento Marítimo", um C-235MPA que ostenta umas cores bem mais interessantes que os nossos C-295....

EC-KEM com o Air Nostrum a alinhar lá ao fundo (os restantes estavam estacionados)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ryanair: Medical Emergency

Back to the Porto Santo traffic...

During these vacations on that island, the most surprising traffic I had the oportunity to spot was EI-EMF, a B737 from Ryanair that diverted to that island with a Medical Emergency on board.

Specially curious was the fact that the week before, another Ryanair made the airline first landing on that island, also with a Medical Emercency...
(fortunatelly, this time things were less serious than the first time, when the passenger died....as far as I know was already dead on arrival)


Had made an early wake for some ND photos but the rainy weather made me go back to bed.
A phone call woke me but wasn't much in the mood the talk to anyone...turned it off...
A second call right after made me rise of the bed....it was probably something interesting......
It was.... :))
Well...still managed to get to the airport while the ambulance was still waiting for the person to evacuate to local health services

A big thanks to Pedro and Paulo...
After the medical evacuation, a little bit of refueling and it was ready to get back in route...


taxiing to runway 36

rotation on the departure to Tenerife...

After the starting of the rotation, the take off was still quite long.... 


Azul....

Não deixa de ser algo frustrante chegarmos a um aeroporto que, supostamente, terá tráfego em grande quantidade e diversidade relativamente ao nosso e dos primeiros aviões que vemos é um "boring blue" da Jetairfly, coisa que nem me dou à maçada de ir fotografar por cá...

Mas,  sempre é um cromo de um aeroporto diferente, além do mais, este estava mesmo a jeito, sem vidros ou outros reflexos pelo meio....


OO-JBG a taxiar na placa de LPA / GCLP.
Curiosamente, este foi um dos aparelhos que ostentou a pequena alteração de pintura comemorativa dos 5 anos da companhia...





segunda-feira, 5 de setembro de 2011

New Photo of the Week: Estreando o Q400....

Estreei há dias o Q400 (CS-TRD).
Na altura que a Sata estreou esta aeronave na Madeira, já tinha tido oportunidade de visitar a mesma mas, isso apenas serviu para dar uma vista de olhos e conhecer o layout e mais um ou outro pormenor.

Voar no bicho seria uma coisa completamente diferente...

Há já algum tempo que não voava em turboprops, de qualquer forma, não tinha grandes esperanças que este fosse muito melhor, em termos de insonorização que os ATR-72 que tinha voado da última vez...

Quando chegou à altura de escolher o lugar (não marcados) as opções oscilavam entre um local fotograficamente interessante, ao pé dos motores e logo mais barulhento, ou um local mais calminho...

Acabei por ceder à primeira opção...Ainda não vi com pormenor as fotos que tirei nesse voo mas, espero realmente que tenham ficado boas,  a ver se valeu a dor de cabeça....é realmente algo barulhento e sinceramente, depois de saciada a curiosidade da estreia (e respectivo regresso...) não faço grande questão de voltar a voar naquilo, muito menos voos de duração ainda maior, tais como os voos para Ponta Delgada (PDL) ou Faro (FAO)...

O regresso foi feito já mais atrás (embora não tão atrás como gostaria mas, mais uma vez queria experimentar umas fotos apenas possíveis em avião de asa alta...) e o som, embora mais agressivo que num jacto, já era menos notório...

à chegada a LPA, fizemos a aproximação quase  sobre uma das cabeceiras das pistas no que seria um local perfeito para um overview do aeroporto...infelizmente as nuvens estragaram a coisa e apenas comecei a ter uns vislumbres do aeroporto quando estávamos a entrar no vento de cauda... 



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Still on vacations.... / Ainda de férias...

Pois é, há que aproveitar bem o período de "pastanço", pois o próximo é só para o ano e da forma que as coisas estão a ficar, sabe-se lá como serão....

De qualquer forma, de férias mas, sem esquecer os aviões...
Nem poderia...hoje tive a visão fantástica de ter uma formação de 3 F-18 (presumivelmente espanhóis) a passarem ao meu lado, enquanto circulava na auto-estrada...
Com um olho na condução e outro nos aviões, deu ainda para vê-los quebrar a formação para separação sobre o aeroporto e entrarem no circuito para aterragem final...
Acabei não vendo o touchdown mas, o último deu um autêntico mergulho em direcção à pista....

Enfim...melhor que isso, só estar de máquina na mão num qualquer ponto de spotting, que isto de olhar para a condução com 1 olho só, numa auto-estrada de 3 faixas com montes de trânsito, tem que se lhe diga....

Entretanto, ao passar pelo aeroporto, notei que a placa parecia estar com um tráfego algo interessante...

De tarde, após deixar as "mulheres" no hotel, dei um salto ao aeroporto, a tentar encontrar um ponto de spotting interessante...
Tendo em conta que não estudei previamente a licção, até não me saí nada mal no local...infelizmente a pista em uso tinha alterado para o lado contrário onde me encontrava. Ainda assim, tinha uma excelente vista para a placa (que seria perfeita, se os aviões tivessem a taxiar para o meu lado...)

De qualquer forma, o tráfego da manhã tinha-se eclipsado e parecia ser a Ryanair Happy Hour...sinceramente, depois de ter apanhado 2 ou 3 no Porto, na Páscoa e outro a semana passada no Porto Santo, já estou meio fartinho daquilo, até porque contava apanhar por cá coisas muito mais interessantes e raras....enfim..paciência, em férias de família, tirar um tempinho para o spotting já é bom e sempre tive oportunidade de spottar um belo C-295, com as cores do Salvamento Marítimo espanhol....