O "Caracas"

Por estas bandas, o A330 da TAP que faz os voos CCS-FNC-LIS (Caracas - Funchal - Lisboa) ou LIS-FNC-CCS é conhecido como sendo o "Caracas".

Sendo neste momento o único wide-bodie que escala regularmente a Madeira, é sempre motivo para uma passagem pelo aeroporto até porque, com o início da nova época de Inverno, os horários destes voos tornaram-se mais interessantes para os spotters, já que anteriormente 1 dos voos era de madrugada e outro ao final da manhã, tendo mudado agora para um voo durante a manhã e outro à tarde, a uma hora bastante interessante, em termos de luz.

No passado Domingo, com o extra do Paulo Brito, um spotter da ilha vizinha de Porto Santo, estar por cá demos um salto ao aeroporto durante a tarde para fotografar a chegada / saída do Caracas...infelizmente acabou por chegar mais cedo que o previsto, pelo que acabámos por fotografar apenas a partida...

A luz estava fantástica, com aquele solzinho de final de tarde mesmo apetecível para umas fotos...
Enquanto o CS-TOI fazia o push-back para a pista 05, o CS-TTE, A319 também da TAP, aterrava no momento certo para uma foto de família com o "big brother".
A luz estava mesmo ideal para iluminar os spoillers e reverses completamente abertos, após aterragem na 05

Como o A330 demorou a iniciar o taxi, deu ainda tempo para mais uma foto de família relativamente pouco habitual na Madeira...traffic jam... :))

Entrando na 05, pelo taxiway Charlie, com o habitual hóspede A320 da Sata...


Decididamente a práctica do spotting é quase um desporto regional, embora muitas daquelas pessoas nunca tenham sequer ouvido o termo "spotting".
Actualmente em muito menor escala, mesmo assim, muitos madeirenses não dão por terminado o passeio de domingo sem uma paragem atrás do aeroporto para ver os aviões.
No caso de específico do "Caracas", ainda é mais notório esse interesse, face ao carácter emigrante da esmagadora maioria dos passageiros que utilizam esse voo, pelo que se junta sempre grande número de pessoas para as últimas despedidas aos seus familiares.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Primeiras noturnas ao KC-390

Base Aérea Monte Real - Livro 50 Anos

Estreia do KC-390